A Aston Martin revelou finalmente o muito aguardado hipercarro AM-RB 001. Desenvolvido em parceria com a equipa de Fórmula 1 Red Bull Racing o veículo combina as visões e capacidades técnicas de duas marcas de topo, além de peças únicas e materiais avançados na sua construção. Este foi o primeiro carro de estrada que contou com a colaboração técnica do famoso engenheiro da F1 Adrian Newey.
Em conjunto com Newey, Marek Reichman, Diretor de Design da Aston Martin e David King, Diretor das Special Operations foram as mentes por detrás do AM-RB 001. A influência de Newey pode ser encontrada principalmente por debaixo do carro, com o espaço inferior do compartimento a ser reduzida na área do condutor e também na área do motor traseiro. Os difusores dianteiro e traseiro bem como os canais de ar são também da responsabilidade do engenheiro da Red Bull.
O objetivo final das duas empresas é criar um carro que seja usável e agradável enquanto veículo de estrada, mas que tenha uma capacidade dentro da pista que nenhum carro de estrada teve no passado. A Aston Martin e a Red Bull revelaram que as suas ambições foram mais longe e que também está a ser desenvolvida uma versão de competição do AM-RB 001, em linha com a categoria LMP1 de Le Mans.
Apesar de ainda não terem sidos revelados muito pormenores, já se sabe que a futura versão de produção do AM-RB 001 irá utilizar um novo motor central V12 que tem potencialidades para apresentar um rácio peso-potência de 1:1. De forma a não prejudicar o conforto tendo em contas as grandes cargas aerodinâmicas do AM-RB 001, o veículo vai contar com uma suspensão desenvolvida pelo Newey. O mesmo irá acontecer com a transmissão.
Com chegada ao mercado prevista para 2018, o AM-RB 001 vai ser produzido na fábrica da Aston Martin em Gaydon, no Reino Unido. A produção total deverá rondar os 99 a 150 de versões de estrada, onde se incluem os restantes protótipos, e ainda 25 versões de competição.