Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Os primeiros veículos de produção Audi A3 capazes de funcionar com gás natural comprimido já estão prontos para percorrer as estradas alemãs. As vendas do A3 Sportback g-tron, que pode ser alimentado pelo e-gas ultra-ecológico da Audi, produzido através de eletricidade renovável, ou a gás natural comprimido, já começaram na Alemanha.
O Audi A3 g-tron faz parte de um novo conceito integrado e sustentável de mobilidade desenvolvido pela marca alemã. O motor TFSI de 1.4 litros desenvolve 110 cv e pode ser movido a gás natural, e-gas produzido pela Audi ou a gasolina. No modo de e-gas puro, o g-tron é inteiramente CO2-neutro, o que significa que os clientes que utilizam o cartão de combustível Audi e-gas podem optar por ligar o seu A3 g-tron sem qualquer impacto sobre o meio ambiente, se assim o desejarem.
O A3 Sportback g-tron terá um preço base de €25.900 na Alemanha. Devido à falta de infra-estrutura necessária para implementar integralmente as estações de serviço de gás natural, não existem planos para a Audi introduzir esta versão noutros países.
O e-gas da Audi é um metano sintético produzido nas instalações de e-gas da Audi localizada em Werlte na Baixa Saxónia, na Alemanha. A eletricidade renovável é utilizada na produção do e-gas e o processo de geração produz, na verdade, a mesma quantidade de CO2 que é libertado quando o Audi A3 Sportback g-tron é movido a gás, dando-lhe credenciais ecológicas excecionais. Em média, o Audi g-tron consome entre 3,2 e 3,3 kg de gás/100km. Os custos de combustível andam à volta de €3,50 por cada 100 quilómetros.
O princípio de compra do e-gas é simples e corresponde à forma como a eletricidade renovável é distribuída. A Audi regista as quantidades de gás que o cliente paga ao usar o seu cartão de combustível Audi e-gas e garante que exatamente essa quantidade de e-gas é colocado na rede de gás natural alemã.
Os clientes que escolhem esta opção podem obter um cartão de combustível e-gas por um preço fixo de €14,95 por mês. Além disso, os custos da quantidade de gás reabastecido por cada cliente são deduzidos através do cartão de combustível Audi e-gas. O cartão pode ser usado para comprar gás em mais de 650 postos de combustível na Alemanha.
"Além dos nossos desenvolvimentos de e-mobilidade, o projeto Audi e-gas é um pilar importante da nossa estratégia de sustentabilidade, tal como o desenvolvimento de outros combustíveis sintéticos", afirmou Ulrich Hackenberg, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi AG.
A empresa já está operar um centro de pesquisa para a produção de Audi e-etanol e e-diesel com a sua parceira Joule em Hobbs, no Novo México. Além disso, a empresa está a realizar estudos para o fabrico sintético de e-gas em colaboração com a Global Bioenergies.
EnciclopédiaAudiA3A3 Gen.3 [Typ 8V] |