Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Audi apresentou um novo protótipo que irá levar ao Salão Automóvel de Pequim. O protótipo Q3 RS utiliza o mesmo motor de cinco cilindros turbo do TT RS e encaixa-o no peqeno SUV.
O motor é o cinco cilindros 2.5l TFSI com 360cv e 465Nm, que é o mesmo motor que equipa o topo de gama Audi TT RS Plus. A Audi revela que o protótipo é capaz de acelerar até aos 100km/h em 5,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 265 km/h. O protótipo foi equipado com uma transmissão S Tronic de sete velocidades de dupla embraiagem e com tração às quatro rodas. A Audi optou por configurar o carro de forma a enviar toda a potência para as rodas dianteiras na maioria das situações e quando as rodas dianteiras escorregam, a potência é enviada para a retaguarda. Se uma versão de produção chegar ao mercado, espera-se que tenha ao menos uma configuração 50:50.
No exterior, o Q3 RS foi rebaixado 25mm e ostenta uma grelha maior com rebordo em alumínio. A parte inferior do pára-choques tem entradas de ar maiores que são separados por componentes de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Os faróis foram ligeiramente modificados em comparação com o modelo normal e têm componentes em CFRP. Os faróis também são parcialmente delineados por LEDs. As capas dos retrovisores das portas são feitos em CFRP com detalhes em alumínio à volta das janelas. O acabamento à volta da parte inferior das portas e do pára-choques tem um ligeiro tom azul para combinar com a pintura azul do carro. A parte traseira tem luzes muito estreitas e um difusor inferior em CFRP que incorpora duas saídas de escape cromadas. As rodas têm 20 polegadas.
O interior continua a temática azul com riscas azuis de couro nos bancos e acabamentos em carbono azul no painel de instrumentos, e junto à manete de velocidades. Existe ainda uma costura azul à volta do painel de instrumentos, volante e assentos. Os assentos são os maiores que podem ser encontrados em qualquer carro RS. Os painéis de instrumentos são feitos num falso cromado brilhante que pode ser o aspecto mais negativo do interior. Como o carro será mostrado no Salão Automóvel de Pequim, os números no conta-rotações são algarismos chineses.
Infelizmente, o compartimento do motor foi concebido para ocultar a maior parte do motor. O motor foi moldado em fibra de carbono com apenas algumas aberturas de refrigerante e para o óleo. Mesmo o motor foi parcialmente obscurecido pelo fibra de carbono. Tudo o que pode ser visto realmente são os cinco espaços para as velas. Existe ainda uma entrada de ar frio em alumínio.
O Q3 RS vai estar em exposição no Salão Automóvel de Pequim a partir 23 de abril. Parece um carro divertido, e a Audi ainda nem sequer produziu qualquer versão S de um dos seus SUVs. Se Audi estiver a pensar nessa ideia, a versão seria única no mercado. Nem a BMW, nem a Mercedes têm um SUV desportivo compacto...ainda.
EnciclopédiaAudiQ3RS Q3 Concept | Motor Linha 5 Cilindrada 151 cu in Velocidade Máxima 165 mph Transmissão 7, Dupla embraiagem Potência máxima 365 cv Carroçaria SUV Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |