Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Acompanhamos a revelação do novo BMW M5, tanto quanto possível, e do seu novo motor V8 biturbo no Salão Automóvel de Frankfurt na passada semana. Finalmente a BMW revelou o carro na sua totalidade.
O desempenho do novo M5 é um grande passo que segue à versão anterior. O novo motor biturbo com compressor de 4.4 litros apresenta 560cv de potência e produz um binário máximo de 680Nm a partir de apenas 1.500 rpm até 5.750 rpm. A BMW afirma que o carro atinge a marca dos 100km/h em 4.4 segundos, cerca de 3 décimos de segundo mais rápido do que o modelo anterior. O M5 consome 9.9l/100km de gasolina e produz 232g/km de CO2. Isto representa uma melhoria de 30% no consumo, apesar do aumento de potência.
Não tendo já utilizado a transmissão SMG no M5 anterior, a nova versão adopta uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades que permite desencadear uma selecção automática em função da tracção. Deste modo, a transmissão pode ser configurada de modo a que funcione automatica ou manualmente.
Para melhorar ainda mais a condução, a BMW equipou o seu diferencial Active M, que controla o deslizamento, com uma placa multi-diferencial. Este sistema está ligado ao sistema de controle de estabilidade para permitir ao condutor ter a quantidade de controlo que desejar.
O M5 só pode ser apelidado de potência tecnológica. Possui uma direcção sensível à velocidade, controlo activo de amortecimento, e uma panóplia de sistemas de auxílio à travagem, incluindo: controlo de travagem em curva, controlo dinâmico de travagem, controlo de estabilidade e assistente de start-off.
O interior é igualmente envolto em avanços tecnológicos. O M5 tem assentos específicos em couro Merino e peças de acabamento em alumínio para o painel e outras partes do interior. O sistema iDrive é exibido num ecrã de 10,2 polegadas.
O visor mostra a engrenagem actual, velocidade, tacómetro com iluminação e, talvez o mais útil, o limite de velocidade actual.
Apesar de poder confundir alguns condutores, existem agora dois botões M Drive. Cada um é configurável para permitir ao condutor ter duas configurações distintas de condução de todas as opções que o carro oferece. Por exemplo, um botão pode ser configurado para desactivar todos os sistemas de assistência e endurecer os amortecedores, enquanto que o outro poderia ser utilizado para tranformar o carro num veículo mais macio.
O novo M5 terá igualmente mais algumas opções que incluem: sistema de navegação professional, tecto de abrir, bancos multifunções M, assentos dinâmicos, ventilação dinâmica nos assentos, uma coluna de direcção ajustável, portas com encerramento suave e engate de reboque.
No que diz respeito ao custo associado ao novo M5, ainda não existem valores confirmados.
EnciclopédiaBMWSérie 55 Series Gen.6 [F10]M5 | Motor V 8 (90º vee) Cilindrada 268 cu in Velocidade Máxima 155 mph Transmissão 7, Manual Potência máxima 560 cv @ 7000 rpm Carroçaria Berlina Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 23,76 US MPG | preço $ 118.982* baseado nos preços de Reino Unido custo de manutenção anual $ 2.389 |