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© foto de Bosch, licença: Atribuição
A Bosch é um dos principais fornecedores de equipamento automóvel a terceiros em todo o mundo, pelo que não é nenhuma surpresa ouvi-la afirmar que os carros precisam de mais tecnologia de assistência para os condutores, pois isso vai-se refletir num maior volume de vendas para a empresa. No entanto, a empresa realizou um inquérito com os condutores do Reino Unido e descobriu que cerca de metade deles não sabe que algumas tecnologias modernas de assistência realmente existem e muito menos se os seus carros as possuem.
Entre os carros registados no Reino Unido, cerca de 10% tem um sistema de auxílio de estacionamento ou de deteção de ângulo morto e 6% dos carros têm cruise control adaptativo.
Cerca de metade dos condutores entrevistados disseram que os sistemas de assistência não os deixam mais confortáveis e relaxados durante a condução. Vinte e quatro por cento dos inquiridos não sabia sequer que o auxílio de travagem de emergência existia. Dos entrevistados, 8% disseram que iriam pagar mais pelo carro para terem deteção de ângulo morto e 9% disseram que iriam pagar mais para equipar o carro com apoio de travagem de emergência.
Ainda assim, a Bosch estima que 90% dos acidentes automobilísticos são causados por erros do condutor e, geralmente, porque as pessoas não têm consciência completa sobre o que está a acontecer à sua volta. A empresa afirma que os sistemas de assistência do condutores vão tornar os condutores mais seguros.
"De forma a responder às expectativas tanto dos condutores como das metas de segurança da ONU, é claro que precisamos de trabalhar para aumentar a montagem dessas tecnologias, de forma a incentivá-las tanto como opções em carros novos, bem como equipamento de fábrica, sempre que possível", referiu Gerhard Steiger, Presidente da Bosch Chassis Systems Control.
Quer os condutores queiram ou não, os carro virão no futuro, ao que tudo indica, com mais tecnologias de segurança.