Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Carros e Países: Itália - Ferrari F40

 
 
Slideshow
O F40 foi produzido pela Ferrari entre 1987 e 1992

A Itália é conhecida pelos seus carros, e com razão... às vezes avariam ou simplesmente não pegam, mas acima de tudo estão simplesmente cheios de paixão. A FerrariFerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
é a marca que simboliza da melhor forma esta paixão e o F40F40Ferrari F40Itália, 1987 > 199218 fotografias
o embaixador perfeito de Maranello.

Foi difícil tentar descobrir que carro deveria estar associado à Itália neste artigo do Autoviva, mas voltava sempre ao F40, fosse em que direção fosse. Poderia ter escolhido o Fiat 500500Fiat 500Itália, 1957 > presente15 versões
113 fotografias
pelo estilo em ponto pequeno ou o Fiat StradaStradaFiat StradaItália, 1979 > 198111 versões
17 fotografias
pela sua incrível capacidade de se dissolver em ferrugem à minima proximidade de água, mas isto seria injusto para o país de Enzo Ferrari. Tinha que ser o F40.

Por mais difícil que possa ser transmitir as emoções do F40 num artigo vale a pena tentar simplesmente comparar com o "carro mais rápido" atual: o Bugatti VeyronVeyronBugatti VeyronAlemanha, 2000 > presente27 versões
220 fotografias
2 vídeos
.

Apesar do Veyron ser uma peça fabulosa de engenharia também é um carro que qualquer pessoa da minha família, mesmo aqueles que não se interessam por carros, poderiam conduzir até aos 321km/h sem nenhum drama à mistura. A caixa de velocidades DSG, a tração integral e o suave fornecimento de potência (para não mencionar a navegação por satélite) tornam o Veyron, em vários aspetos, tão fácil de conduzir como um Golf TDIGolf VI 2.0I TDI DPF Highline DSGVolkswagen Golf VI 2.0I T...Alemanha, 2009 > presente3 fotografias
.

No entanto, quando o F40 foi lançado como carro mais rápido do mundo, com uma velocidade máxima superior aos 321km/h, era tudo menos fácil. O F40 tem dois turbos enormes que contribuem para uma das mais emocionantes sensações de aceleração que eu alguma vez experimentei. Há alguma inércia do turbo como seria de esperar num V8 de 2936cc com 478cv em 1987, mas isto contribui ainda mais para a experiência.

Algumas das outras especificações que fazem do F40 um sucesso são o peso de 1100 kg e a aceleração dos 0 aos 160km/h em 7.6s (e dá a sensação de ser mais rápido).

Os carros italianos têm também como missão deixar de queixo caído os adolescentes, e neste ponto volto a não conseguir encontrar um carro melhor do que o F40. Posso parecer suspeito porque passei algum tempo a familiarizar-me com o F40. Quando tinha uns 13 anos o meu pai comprou um na Irlanda, como um vendedor, e fomos buscá-lo e conduzimo-lo de volta.

Uma série deles já tinha passado pela nossa garagem nos últimos anos, mas este foi especial... cerca de 800km naquele que é para mim o carro mais emocionante alguma vez construído, pela marca mais emocionante do país dos automóveis mais apaixonantes: a Itália.

Nós partimos à aventura e há três momentos marcantes que vou guardar para o resto da minha vida. Havia muito poucas estradas de duas vias, na Irlanda, e muito menos auto-estradas por isso tivemos de lidar com o trânsito ao longo das estradas de faixa única, mas estas estradas tinham bermas bastante largas. Praticamente todos os carros que seguiam à nossa frente encostavam à medida que o rugido do Ferrari vermelho aparecia nos espelhos com os faróis pop-up ligados.

O próximo desafio foi conseguir colocar o F40 no ferry de passageiros em Belfast. Era tão baixo que eu tive que sair e dei indicações ao meu pai para ele passar nas rampas que o Ford EscortEscort (UK)Ford Escort (UK)Reino Unido, 1955 > 20007 gerações
70 versões
28 fotografias
1 video
à nossa frente tinha atravessado a uns aparentes e muito seguros 50km/h.

Como habitualmente apanhamos trânsito à saída do ferry e tivemos de nos esforçar para regressar a Inglaterra e aos centros industriais da região central. Mais típico ainda foi termos ficado presos atrás de um autocarro cheio de crianças em idade escolar. Agora, para ser sincero, vou ter de admitir que teria ultrapassado bastante mais depressa num Subaru ImprezaImprezaSubaru ImprezaJapão, 1992 > 20075 gerações
257 versões
268 fotografias
4 vídeos
standard, ou talvez num Mitsubishi EvoLancer EvolutionMitsubishi Lancer EvolutionJapão, 1992 > presente10 gerações
50 versões
84 fotografias
, mas estávamos num Ferrari F40. De qualquer forma, num instante as crianças da escola tinham a cara colada ao vidro traseiro do autocarro. Foi então que senti um baque nas costas, o tipo de coice que se recebe de uma mula, e pronto já tinhamos passado. O F40 pode ter aproximadamente a mesma quantidade de potência de um Ferrari F430F430Ferrari F430Itália, 2004 > 20097 versões
90 fotografias
mas é com certeza mais emocionante.

O F40 é um ícone, cheio de paixão e alma, e por isso e apesar de uma considerável produção total de 1315 unidades entre 1987 e 1992 tem vindo a aumentar o seu valor como nunca. O melhor carro de estrada vai causar-te um rombo na carteira de cerca de 623 mil euros, um valor com tendência para aumentar.
 
Tudo no Ferrari F40 transpira supercarro e é deste tipo de supercarros que a Itália é feita. Belissimo.

 

Enciclopédia
FerrariFerrari
F40F40
F40F40
Motor
V 8 ( 90.0º vee)
Cilindrada
179 cu in
Velocidade Máxima
201 mph
Transmissão
5, Manual
Potência máxima
478 cv @ 7000 rpm
Carroçaria
Coupé
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
18,82 US MPG
preço
--
custo de manutenção anual
$ 3.777

2 comentários

marcospt
Embora possam haver mais opções concordo com a escolha, um clássico moderno
18.09.2012 @ 10:04
PedroQ15
Quando penso em Itália penso em carros rápidos, por isso um Ferrari ou um Lamborghini são para mim os símbolos do país
18.09.2012 @ 10:21
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
fechar