Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

Cientistas criam espelho retrovisor que elimina ângulo morto

Permite uma visão lateral maior e menos distorcida do que a dos retrovisores atuais

 
 
Slideshow
Imagem mostra os espelhos atuais à esquerda e os novos à direita. O espelho do condutor está em baixo e o do passageiro em cima

Três cientistas que trabalham na Coreia do Sul e nos EUA desenvolveram uma nova lente para espelhos retrovisores laterais que fornecem uma visão mais ampla e menos distorcida do que os espelhos atuais. A inspiração para esta nova lente veio do design dos óculos multi-focais. Os cientistas acreditam que permite eliminar o ângulo morto durante a condução. Ao contrário dos espelhos atuais, esta nova tecnologia permite eliminar o problema dos objetos no retrovisor parecerem estar mais longe do que estão na realidade.

Durante décadas os carros americanos usaram dois tipos de espelhos retrovisores laterais. O espelho mais próximo do condutor é plano e mostra uma visão não distorcida lateral do carro. O espelho do passageiro é convexo, o que aumenta o campo de visão, mas distorce a imagem. Os objetos parecem mais pequenos e mais distantes do que realmente estão.

Os carros europeus têm tentado resolver essa situação com a utilização de espelhos com duas áreas distintas. A área interna tem menos distorção do que a área externa, mas a segunda oferece um maior campo de visão.

Hocheol Lee e Dohyun Kim da Universidade Nacional Hanbat da Coreia do Sul e Sung Yi da Universidade Estadual de Portland, no Oregon, inspiraram-se nos óculos multi-focais.

"Tal como os óculos multi-focais que dão ao utilizador um leque de capacidades de focagem ao perto e ao longe e tudo que se encontra pelo meio, o nosso espelho progressivo consiste em três zonas de resolução: uma para visão à distância, uma para visão ao perto e uma zona intermédia para fazer a transição entre as outras duas", referiu Lee.

Com o seu design, as imagens do interior e exterior não têm distorções, mas a secção central ainda distorce um pouco a imagem. No entanto, a conceção proporciona um ângulo de visão duas vezes maior ao de um espelho convencional.

Os cientistas explicam que o design não seria muito mais caro do que os espelhos atuais, até porque pode ser feito utilizando técnicas convencionais de moldagem de vidro.

Por causa de implicações de segurança, o design de espelhos de automóveis é regulamentado nos Estados Unidos. Para os espelhos poderem ser utilizados em carros, seria necessário que este projeto fosse aprovado.

Outro problema desta pesquisa é que está a tornar-se rapidamente ultrapassada. As versões topo de gama do Honda AccordAccord 9Honda Accord 9Japão, 2013 > presente25 versões
49 fotografias
, por exemplo, já mostra as imagens de uma câmara retrovisora num ecrã central quando se está a mudar de faixa e o Volkswagen XL1XL1Volkswagen XL1Alemanha, 2011 > 201119 fotografias
deverá utilizar um sistema semelhante. Estamos rapidamente a entrar num mundo em que os carros podem já não precisar de ter espelhos retrovisores laterais.

Fonte: The Optical Society

2 comentários

sara
Inovações bem precisas! :D
31.01.2013 @ 21:50
FredSantos
Sem dúvida que dá muito jeito, aliás nem sei como não se lembraram de trabalhar nisto há mais tempo
01.02.2013 @ 14:53
Anonymous
 

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Segurança e TecnologiaTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria