Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© foto de Optics Letters., licença: Atribuição
Três cientistas que trabalham na Coreia do Sul e nos EUA desenvolveram uma nova lente para espelhos retrovisores laterais que fornecem uma visão mais ampla e menos distorcida do que os espelhos atuais. A inspiração para esta nova lente veio do design dos óculos multi-focais. Os cientistas acreditam que permite eliminar o ângulo morto durante a condução. Ao contrário dos espelhos atuais, esta nova tecnologia permite eliminar o problema dos objetos no retrovisor parecerem estar mais longe do que estão na realidade.
Durante décadas os carros americanos usaram dois tipos de espelhos retrovisores laterais. O espelho mais próximo do condutor é plano e mostra uma visão não distorcida lateral do carro. O espelho do passageiro é convexo, o que aumenta o campo de visão, mas distorce a imagem. Os objetos parecem mais pequenos e mais distantes do que realmente estão.
Os carros europeus têm tentado resolver essa situação com a utilização de espelhos com duas áreas distintas. A área interna tem menos distorção do que a área externa, mas a segunda oferece um maior campo de visão.
Hocheol Lee e Dohyun Kim da Universidade Nacional Hanbat da Coreia do Sul e Sung Yi da Universidade Estadual de Portland, no Oregon, inspiraram-se nos óculos multi-focais.
"Tal como os óculos multi-focais que dão ao utilizador um leque de capacidades de focagem ao perto e ao longe e tudo que se encontra pelo meio, o nosso espelho progressivo consiste em três zonas de resolução: uma para visão à distância, uma para visão ao perto e uma zona intermédia para fazer a transição entre as outras duas", referiu Lee.
Com o seu design, as imagens do interior e exterior não têm distorções, mas a secção central ainda distorce um pouco a imagem. No entanto, a conceção proporciona um ângulo de visão duas vezes maior ao de um espelho convencional.
Os cientistas explicam que o design não seria muito mais caro do que os espelhos atuais, até porque pode ser feito utilizando técnicas convencionais de moldagem de vidro.
Por causa de implicações de segurança, o design de espelhos de automóveis é regulamentado nos Estados Unidos. Para os espelhos poderem ser utilizados em carros, seria necessário que este projeto fosse aprovado.
Outro problema desta pesquisa é que está a tornar-se rapidamente ultrapassada. As versões topo de gama do Honda AccordHonda Accord 9Japão, 2013 > presente25 versões
49 fotografias
, por exemplo, já mostra as imagens de uma câmara retrovisora num ecrã central quando se está a mudar de faixa e o Volkswagen XL1Volkswagen XL1Alemanha, 2011 > 201119 fotografias
deverá utilizar um sistema semelhante. Estamos rapidamente a entrar num mundo em que os carros podem já não precisar de ter espelhos retrovisores laterais.
Fonte: The Optical Society