Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Dois anos depois do lançamento da gama DS, a Citroën decidiu adicionar um sedan emblemático à linha, mas ao contrário da maioria dos grandes sedans das marcas, o novo protótipo Numéro 9 é na verdade um hatchback. O novo carro será lançado oficialmente na próxima semana em Pequim.
Por agora, o Numéro 9 é apenas um protótipo, mas a Citroën está a tentar esconder de ninguém que está nos seus planos produzir este modelo num futuro próximo como DS9. Na verdade, a marca afirma que o Numéro 9 é na verdade um carro três em um. O design deste carro indica o estilo que será utilizado nos próximos três modelos da gama DS: um sedan premium para o segmento C, um SUV e um sedan executivo para o segmento D.
A Citroën refere que é suposto o design do novo carro refletir o design atual dos modelos DS e também dar-lhe um novo impulso. O objetivo é que a carroçaria se pareça com uma "shooting brake", até que se veja mais de perto e se encontrem os manípulos escondidos das portas traseiras. O carro tem apenas 1,27 m de altura, mas tem 4,9 m de comprimento com rodas de 21 polegadas. O teto tem três painéis de vidro para conceder rigidez estrutural, mas oferece aos ocupantes de luz natural.
A extremidade dianteira do Numéro 9 será o novo visual de todos os futuros modelos DS. A grelha é ampla e incorpora os faróis e a entrada de ar dianteira. No caso de o Numéro 9, com faróis totalmente em LED, apenas com as luzes das extremidades a serem usadas como luzes diurnas.
O Numéro 9 é um plug-in híbrido com uma autonomia de 50km em modo elétrico. Tem uma de 295cv proveniente de um motor a gasolina 1,6 THP, mas produz apenas 39g/km de CO2 e tem um consumo de 1.7l/100km de gasolina. Chega aos 100km/h em 5,4 segundos.
A versão de produção foi concebida para usar um motor a gasolina ou a diesel combinado com um motor elétrico de 70cv e 200Nm ligado ao eixo traseiro. A Citroën acrescenta que este motor pode ser totalmente carregado em 3,5 horas numa tomada doméstica. Os sistemas eletrónicos do veículo determinam se a tração dianteira ou integral são necessárias e alternam entre os sistemas em tempo real.
A Citroën fez qualquer referência sobre a data em que o DS9 começará a ser prodzido. Apenas referiu que o protótipo Numéro 9 está muito próximo do modelo de produção em termos de design e potência.
EnciclopédiaCitroën |