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© foto de Engenharia Civil.com, licença: Atribuição
A cidade de Coimbra, mais propriamente a Rotunda do Choupal vai ver nascer, a partir de Fevereiro, a primeira Turbo-Rotunda em Portugal. Comparativamente às rotundas tradicionais, este tipo de rotunda apresenta um inovador conceito que permite um aumento significativo da capacidade da rotunda, da segurança rodoviária e do conforto para o condutor.
Através de uma parceria que une a Câmara Mnicipal de Coimbra e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Rotunda do Choupal foi o local escolhido para a construção deste projecto que pretende dar resposta ao fluxo de trânsito que tem vindo a intensificar-se significativamente naquela zona da cidade.
Mas afinal o que é uma turbo-rotunda? O conceito surgiu pela primeira vez na Holanda nos anos 90. O objetivo da sua implementação era atenuar os problemas de segurança na circulação, associados às rotundas com mais de uma via. Graças a este conceito são eliminados parte dos pontos de conflito no interior da rotunda o que resulta num aumento da segurança rodoviária e um acréscimo significativo da sua capacidade, em comparação com as rotundas multi-via ‘tradicionais’.
Nas rotundas tradicionais de duas vias um dos maiores problemas que os condutores que circulam na via interior enfrentam é o acesso com segurança à saída desejada. Esse problema torna-se ainda mais complicado em países em que por questões culturais e de deficiências generalizadas no ensino da condução, alguns condutores utilizam sempre a via mais exterior, independentemente do destino desejado.
Graças a este conceito, antes mesmo de entrarem na rotunda, os condutores já receberam informação sobre que via devem utilizar para se encaminharem para a saída correcta. A partir do momento em que entram na rotunda apenas têm de seguir a informação horizontal, que delimita circuitos em espiral. Estes circuitos pré-delimitados vão permitir evitar o entrecruzamento de veículos no interior da rotunda, eliminando assim uma parte significativa dos pontos de conflito.
Este conceito que agora será aplicado pela primeira vez em Portugal é um grande sucesso na Holanda, que desde o início do século viu a quase totalidade das rotundas multi-vias construídas, utilizaram esta configuração.