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autoviva2012-01-24 17:28:09

Coimbra recebe primeira Turbo-Rotunda portuguesa

 
 
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Coimbra recebe primeira Turbo-Rotunda portuguesa

A cidade de Coimbra, mais propriamente a Rotunda do Choupal vai ver nascer, a partir de Fevereiro, a primeira Turbo-Rotunda em Portugal. Comparativamente às rotundas tradicionais, este tipo de rotunda apresenta um inovador conceito que permite um aumento significativo da capacidade da rotunda, da segurança rodoviária e do conforto para o condutor.

Através de uma parceria que une a Câmara Mnicipal de Coimbra e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Rotunda do Choupal foi o local escolhido para a construção deste projecto que pretende dar resposta ao fluxo de trânsito que tem vindo a intensificar-se significativamente naquela zona da cidade.

Mas afinal o que é uma turbo-rotunda? O conceito surgiu pela primeira vez na Holanda nos anos 90. O objetivo da sua implementação era atenuar os problemas de segurança na circulação, associados às rotundas com mais de uma via. Graças a este conceito são eliminados parte dos pontos de conflito no interior da rotunda o que resulta num aumento da segurança rodoviária e um acréscimo significativo da sua capacidade, em comparação com as rotundas multi-via ‘tradicionais’.

Nas rotundas tradicionais de duas vias um dos maiores problemas que os condutores que circulam na via interior enfrentam é o acesso com segurança à saída desejada. Esse problema torna-se ainda mais complicado em países em que por questões culturais e de deficiências generalizadas no ensino da condução, alguns condutores utilizam sempre a via mais exterior, independentemente do destino desejado.

Graças a este conceito, antes mesmo de entrarem na rotunda, os condutores já receberam informação sobre que via devem utilizar para se encaminharem para a saída correcta. A partir do momento em que entram na rotunda apenas têm de seguir a informação horizontal, que delimita circuitos em espiral. Estes circuitos pré-delimitados vão permitir evitar o entrecruzamento de veículos no interior da rotunda, eliminando assim uma parte significativa dos pontos de conflito.

Este conceito que agora será aplicado pela primeira vez em Portugal é um grande sucesso na Holanda, que desde o início do século viu a quase totalidade das rotundas multi-vias construídas, utilizaram esta configuração.

5 comentários

FredSantos
Parece uma ideia original sim, mas o nome é enganador. Turbo-rotunda não me transmite mais segurança, muito pelo contrário, dá a ideia que é uma boa rotunda para os aceleras. Mas confesso que go...
mais
26.01.2012 @ 11:47
f_rodrigues
Mais do que rotundas xpto...era muito mais importante, no caso de Portugal, apostar na formação. Grande parte dos condutores não respeita os sinais de trânsito, prioridades, semáforos. É muito m...
mais
26.01.2012 @ 12:11
Prego_a_Fundo
Felizmente estas são rotundas que exigem bastante mais espaço, ao que me parece, pelo que as nossas cidades médias não se vão atulhar delas... ufffffff
27.01.2012 @ 15:51
Rodas
Acho uma ideia interessante mas que é impossível de se praticar nas grandes cidades onde não há espaço, mas que acabam por ter mais tráfego e por isso até seriam mais úteis
27.01.2012 @ 16:25
jveoc
Parece-me fixe, gostava de experimentar
30.01.2012 @ 17:13
Anonymous

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