Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Será que os compradores de automóveis têm o direito de sacrificar a segurança para obter um carro mais barato? Essa é uma questão levantada pelos resultados do EuroNCAP para o mais recente DaciaDaciaRoménia, 1966 > presente11 modelos
478 fotografias
3 vídeos
LodgyDacia LodgyRoménia, 2012 > presente21 versões
16 fotografias
. O carro tem capacidade para transportar sete passageiros, mas na maioria dos mercados os preços começam abaixo dos 10 mil euros, o que é uma pechincha em comparação com qualquer outro carro da mesma classe. No entanto, o novo carro acaba de ser testado pelo EuroNCAP e recebeu uma classificação de segurança de três estrelas. Aliás, o Lodgy foi o único carro novo compacto testado pelo EuroNCAP que nesta última leva de testes não recebeu sua classificação máxima de cinco estrelas.
O Lodgy recebeu pontuações abaixo da média em todos os testes a que o EuroNCAP submeteu o carro, quando a maioria dos outros carros obteve pelo menos uma pontuação máxima num dos testes.
O modelo da Dacia obteve uma pontuação abaixo da média no impacto frontal porque o pilar do pára-brisas ficou deformado e o telhado dobrou. O piso e o túnel do passageiro traseiro ficaram separados e o túnel da transmissão ficou deformado entre os bancos dianteiros. O modelo obteve uma pontuação de 44% em termos de proteção de pedestres, comparativamente à média de 60% dos outros carros. A pontuação de proteção de crianças foi de 77%, um valor que o EuroNCAP considera médio. Além disso o modelo não tem controlo de estabilidade padrão.
"É dececionante ver o Lodgy sair-se mal nos nossos testes, especialmente por surgir uma semana depois do SanderoDacia Dacia Sandero Gen.2Roménia, 2012 > presente31 versões
46 fotografias
, vendido como Renault na América do Sul ter recebido uma estrela nos testes Latin NCAP. O Lodgy é um veículo low-cost e os clientes vão aceitar perdas de conforto e desempenho, mas não de segurança. O EuroNCAP acredita que a segurança dos ocupantes deve ser primordial, independentemente de quanto pagam pelo seu veículo", refere Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP.
Obviamente, para oferecer um carro ao preço do Lodgy foi necessário fazer concessões, mas parece que a Dacia decidiu comprometer a segurança num veículo que vai ser vendido principalmente entre as famílias.
No entanto, o mercado vai decidir se o Lodgy é um sucesso. Embora não seja seguro é significativamente mais seguro do que qualquer outro automóvel de sete passageiros no mercado. Talvez os compradores decidam que a segurança é uma prioridade menor do que o preço.
Podes ver os resultados completos dos testes EuroNCAP do Dacia Lodgy aqui.
EnciclopédiaDaciaLodgyLodgy 1.5 dCi FAP Prestige | Motor Linha 4 Cilindrada 89 cu in Velocidade Máxima 109 mph Transmissão 6, Manual Potência máxima 107 cv @ 4000 rpm Carroçaria Monovolume Combustível Gasóleo / Electricidade Consumo de combustível (combinado) 53,45 US MPG | preço $ 28.651* baseado nos preços de Portugal custo de manutenção anual $ 1.569 |