Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A China instituiu uma política há décadas atrás para que as marcas estrangeiras evitassem elevadas taxas para os carros importados. Assim as fabricantes de automóveis deveriam criar joint ventures com marcas chinesas para construir fábricas na China. A ideia do governo era dar às fabricantes acesso ao seu grande mercado com as marcas nacionais a receberem em troca experiência.
As fabricantes chinesas estão a começar a levar esta política mais longe e a contratar designers automóveis experientes da Europa e da América do Norte. O conceito é que, como o chefes de Design nas empresas chinesas, os designers chineses também recebam orientação de colegas ocidentais mais experientes.
A lista de designers ocidentais que se encontram a trabalhar na China incluem o antigo designer da MercedesMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
Andreas Deufel na Great WallGreat WallChina, 1983 > presente5 modelos
10 fotografias
, o designer da GMGMEstados Unidos da América, 1998 > presente8 modelos
240 fotografias
James Hope na CheryCheryChina, 1997 > presente7 modelos
18 fotografias
, o designer da VolvoVolvoSuécia, 1927 > presente49 modelos
4535 fotografias
6 vídeos
Peter Horbury na GeelyGeelyChina, 1986 > presente5 modelos
6 fotografias
e o designer da MINIMINI (BMW)Alemanha, 2000 > presente15 modelos
2211 fotografias
7 vídeos
Gert Hildebrand na Qoros.
As empresas chinesas acreditam que os designers ocidentais irão criar carros de exportação mais fácil mas que também poderão ser vendidos na China.
A Qoros está entre as mais audaciosas. Os planos passam por revelar um sedan de luxo compacto destinado aos mais jovens na edição do próximo ano no Salão Automóvel de Genebra. A empresa é uma joint venture entre a Chery e a holding Israel Corporation e já tem uma fábrica capaz de produzir 150 mil carros por ano.
As razões para as marcas ocidentais se deslocarem para a China não é totalmente unilateral. As empresas chinesas estão a dar carta branca aos novos designers. Não só podem trabalhar no que querem, como os designs podem vir a ser comercializados muito mais depressa.
Fonte: Automotive News Europe
EnciclopédiaChery |