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Não é nenehuma novidade que o motor de combustão interna cria uma série de atritos. Cada bocado de calor, ruído e vibração criado pelo motor, é energia que não está a chegar às rodas para mover o carro.
O Centro de Pesquisa Técnica VVT da Finlândia e o Argonne National Laboratory, nos EUA descobriram que um terço da energia de um carro é perdido devido ao atrito, e acreditam que, com novos materiais, podem reduzir a fricção em 80%. Os engenheiros referem que isso poderia melhorar a economia de combustível e as emissões em 18%, e essas mudanças podem ser implementadas já em 2017. É possível que os resultados melhorem nos próximos 15 a 25 anos.
Tecnologias como revestimentos de superfície, texturas e lubrificantes serão responsáveis pela diminuição do atrito. Os fabricantes de pneus estão trabalhar intensivamente para produzir pneus de baixa resistência ao rolamento, que não comprometem tanto como os disponíveis atualmente.
Os dois grupos estimam que se todos os carros utilizassem as melhores tecnologias disponíveis poderia poupar-se 348 biloes de euros por ano em combustível.
Fonte: The Green Car Web Site