Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© foto de ADAC 24 Hours of the Nürburgring, licença: Atribuição
O Circuito de Nürburgring foi à falência no ano passado com cerca de €500 milhões de dívida e, desde então, encontra-se num processo contínuo em que a pista foi entregue a um liquidatário independente que é responsável por encontrar um comprador para a pista e suas infra-estruturas.
O liquidatário anunciou que começará a entrevistar compradores em abril. No entanto, o número de potenciais compradores ainda não foi confirmado nos diferentes comunicados de 11 e 18 de março. O advogado principal da falência, Jens Lieser, refere que existem entre cinco e dez compradores interessados. Segundo este, entre os interessados não existem "oligarcas ou xeiques que queiram transformar o circuito na sua pista privada."
No entanto, o assessor de imprensa do liquidante, Pietro Nuvoloni, referiu a 18 de março existirem mais de 30 partes interessadas que se tinham candidatado para fazer uma licitação pelo circuito.
"Se a venda é livre de discriminação, transparente, à escala europeia, sem condições, os compradores não devem ter nenhuma preocupação sobre a dívida da pista ser parcialmente perdoada pela Comissão Europeia".
A existência a longo prazo de Nürburgring está certamente em causa. O circuito tem já uma agenda preenchida para esta temporada, incluindo a corrida de Fórmula 1, as 24 Horas de Nürburgring e o festival Rock am Ring. No entanto, na próxima temporada a pista tem um futuro muito incerto. É possível que o novo proprietário possa fechar o Nordschleife aos condutores turísticos ou cancelar qualquer uma das outras corridas.
Uma salvação possível é que o governo do estado da Renânia do Norte-Vestfália, onde a pista está localizada, aprove uma lei obrigando o novo proprietário a manter a pista aberta ao público, para o desenvolvimento da indústria automobilística e para o automobilismo.
Os fãs de Nürburgring também não têm ficado de braços cruzados. Os fãs de língua inglesa formaram a organização Save the Nürburgring e os de língua alemã criaram o Ja zum Nürburgring. Ambas as organizações fizeram um protesto em Mainz a 19 de março com 300 carros de manifestantes a fazerem um percurso entre Nürburgring e a câmara de Mainz. Os manifestantes incluiram não apenas os fãs casuais da pista, mas também empresários locais que dependem dos visitantes da pista nos seus hotéis, restaurantes e oficinas.