Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A FordFordEstados Unidos da América, 1903 > presente92 modelos
2522 fotografias
11 vídeos
começou a usar o mapeamento 3D para garantir a qualidade na produção de peças do eixo traseiro para a gama de pickups do F-SeriesFord F-Series Gen.12Estados Unidos da América, 2009 > 201499 versões
112 fotografias
. A marca acredita que é a primeira aplicação da tecnologia para a garantia de qualidade na linha de montagem.
As câmaras funcionam como um leitor de padrões fotogramétricos, o que significa que um par de câmaras digitais obtém 9000 imagens de cada eixo traseiro depois da montagem. As imagens são combinadas para criar uma imagem 3D do eixo e são comparadas com o modelo ideal no computador. Se o eixo não cumprir os critérios, então é enviado para trás para ser corrigido.
Na verdade, o sistema é semelhante à forma como um tomógrafo funciona na medicina. As imagens digitalizam uma linha de cada vez usando luzes infravermelhas para criar partes do eixo. Em seguida as imagens são combinadas para criar a imagem 3D.
É impossível para um ser humano ver ambos os lados dos dentes de engrenagem do eixo de uma só vez, mas porque uma câmara é usada em cada lado da engrenagem, o sistema PPR permite fazê-lo.
"A tecnologia PPR é a próxima evolução no controlo de qualidade dos nossos veículos comerciais. Esta nova tecnologia permite-nos realizar as nossas inspeções mais rapidamente e com um nível de detalhe que o olho humano simplesmente não consegue discernir", referiu o engenheiro da Ford David Gravel.
Atualmente o sistema está apenas a ser utilizado na fábrica da Ford Sterling Axle em Sterling Heights, no estado do Michigan, mas acabará por ser adicionado em mais fábricas da Ford para cumprir os requisitos de garantia de qualidade.
EnciclopédiaFordSérie FSérie F Gen.12 |