Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© foto de Giugiaro21, licença: Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos
Nunca em Portugal foi tão caro abastecer um carro a gasóleo como hoje. Esta madrugada os preços dos postos de abastecimento foram atualizados e o gasóleo atingiu o o valor mais alto de sempre de venda ao público. O preço médio por um litro de gasóleo ultrapassou a barreira dos 1,448 euros. O valor agora atingido resulta do agravamento fiscal verificado desde 2008, ano em que o preço do gasóleo atingiu o anterior máximo.
A Galp, BP e Cepsa já atualizaram os seus preços. Na petrolífera nacional um litro de gasóleo custa agora 1,495. Na BP o preço aumentou para 1,499, enquanto que na Cepsa o preço subiu para 1,497. A Repsol deverá seguir a mesma tendência e atualizar o preço do gasóleo nos seus postos.
Segundo o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), António Comprido estes valores recorde ficam a dever-se à subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais, da desvalorização do euro e da variação da fiscalidade.
Apesar de em 2008 as cotações do petróleo se encontrarem em níveis mais elevados, António Comprido explica que nos últimos anos houve um agravamento fiscal com o aumento do IVA de 20 para 23 por cento, o fim da isenção ao ‘biodiesel’, que encareceu o produto final. Já este ano houve ainda um aumento da contribuição rodoviária.
O preço do barril de petróleo tem vindo a aumentar nas últimas semanas, fruto da instabilidade diplomática entre o Irão e a comunidade internacional. O Presidente do Irão tem vindo a ameaçar fechar o Estreito de Ormuz, local por onde passa 20 por cento da produção mundial de petróleo.
Apesar de esta semana os preços se terem mantido inalterados o secretário-geral da APETRO adiantou que os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia apontam para que a gasolina possa também bater o pico alcançado em maio de 2011.