Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por: Volkswagen
A VolkswagenVolkswagenAlemanha, 1938 > presente98 modelos
9654 fotografias
31 vídeos
obteve pelo segundo ano consecutivo um recorde de vendas, com um aumento de vendas de 11,2% para 9,07 milhões de carros vendidos em 2012.
"O Grupo Volkswagen evoluiu muito bem em condições difíceis. 2012 foi o melhor ano de vendas de sempre. Este é outro grande passo à frente para a nossa estratégia de 2018. Mas temos desafios difíceis pela frente. O Grupo Volkswagen tem tudo o que é preciso para enfrentar estes desafios e desempenhar um papel de liderança nos mercados mundiais", referiu o Presidente da Volkswagen Martin Winterkorn.
As vendas caíram ligeiramente na Europa em 2012. Nesse mercado o Grupo VW vendeu 3,67 milhões de unidades em 2012, menos 0,3% do que no ano anterior, quando foram vendidas 3,68 milhões de unidades. As vendas na Europa Oriental, incluindo a Rússia, é que salvaram a empresa. Naquela região foram vendidos 644.300 carros, o que representou um crescimento de 17,6%, e só na Rússia as vendas subiram 38,8% para 317.700 carros. As perdas vieram da Europa Ocidental, onde as vendas caíram 6,5% para 1,85 milhões de veículos, em comparação com os 1,98 milhões de carros vendidos no ano passado.
Prevê-se que o GolfVolkswagen Volkswagen Golf Gen.7 [VII]Alemanha, 2012 > presente363 versões
458 fotografias
seja um grande sucesso. Até agora a Volkswagen já recebeu mais de 100 mil pré-encomendas para a nova geração e já venceu prémios de todas as principais revistas alemãs de automóveis, para além de ter recebido uma pontuação de cinco estrelas do Euro NCAP.
As vendas asiáticas tiveram um 'boom' em 2012, com uma subida de 23,3% para 3,17 milhões de carros. A maioria desses carros foram vendidos na China, com 2,81 milhões de vendas, mais 24,5%.
Na América do Sul as vendas cresceram 8,2%, tendo superado a marca de um milhão de carros vendidos. O Brasil foi o mercado mais forte na região, com 780.200 vendas, num aumento de 10,7%.
Especialmente útil para o Grupo VW foi o registo das melhores vendas na América do Norte desde os anos 70. Naquela região o grupo alemão vendeu 841.500 carros, uma melhoria de 26,2%. Nos Estados Unidos as vendas ascenderam aos 596.100, um crescimento de 34,2%.
Em termos de marcas, a Volkswagen continua a ser a recordista de vendas no grupo. No total a marca de Wolfsburgo vendeu 5,74 milhões de carros, um aumento de 12,7%. Na América do Norte e na Ásia registou um crescimento de dois dígitos.
A AudiAudiAlemanha, 1909 > presente83 modelos
8213 fotografias
27 vídeos
vendeu em todo o mundo 1,46 milhões de carros em 2012, um aumento de 11,7% em relação a 2011. As vendas subiram 18,5% na América do Norte e 28,1% na Ásia.
Já a SkodaSkodaRep. Checa, 1895 > presente57 modelos
2557 fotografias
7 vídeos
cresceu em 2012 6,8% ao vender 939.200 veículos e parece estar a crescer de forma particularmente forte na Europa de Leste, com um aumento de 12,7% nas vendas.
A SeatSeatEspanha, 1950 > presente29 modelos
2350 fotografias
4 vídeos
é o elo mais fraco no Grupo VW. As vendas caíram 8,3%, para 321.000 carros. A Volkswagen culpa a quebra nas vendas pela crise do mercado na Europa Ocidental.
A PorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
4639 fotografias
29 vídeos
vendeu 59.500 carros desde que a VW assumiu o controlo da empresa em agosto. No total do ano, vendeu 141.075 carros, mais 18,7% do que em 2011. A marca obteve um crescimento de dois dígitos em quase todos os principais mercados, com a Ásia a assumir o papel de principal mercado em 2012, com 50.376 unidades vendidas, um aumento de 23,6%. A Europa foi responsável por 49.639 das vendas da marca, com um crescimento de 13,5%. Por fim a América do Norte aumentou as vendas em 19,5% para 41.060 unidades.
Com 8.510 unidades vendidas, a BentleyBentleyReino Unido, 1919 > presente37 modelos
1460 fotografias
5 vídeos
cresceu 22%, em comparação aos 7.003 veículos vendidos no ano passado. A América do Norte é o seu principal mercado com 2.457 vendas, mais 22% do que em 2011. Só a China, que é o seu segundo maior mercado, com 2.253 vendas, é que cresceu mais (23%). Mesmo na Europa as vendas dos modelos da Bentley cresceram 12%, para 1.333 carros.
A maior subida percentual do ano coube à LamborghiniLamborghiniItália, 1963 > presente32 modelos
1447 fotografias
19 vídeos
, cujas vendas subiram 30%, para 2.083 carros, contra os 1.602 carros no ano passado. No total vendeu 922 unidades do AventadorLamborghini AventadorItália, 2011 > presente18 versões
100 fotografias
3 vídeos
e 1161 do GallardoLamborghini Gallardo Gen.1Itália, 2003 > 201332 versões
179 fotografias
2 vídeos
. Com mais de 13.000 carros vendidos, o Gallardo é agora o Lamborghini mais produzido de sempre. Por região, as vendas subiram 34% na Europa, 50% na América do Norte e 9% na Ásia.
As vendas da Volkswagen Commercial Vehicles subiram 4,1%, para 550.400 carros. Na Europa as vendas caíram 0,1%, mas as vendas atingiram 19.000 camiões na Ásia, um crescimento de 61,9%.
EnciclopédiaVolkswagen |