Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
O programa de desenvolvimento do supercarro JaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
2174 fotografias
16 vídeos
C-X75 poderia ter sido uma revolução em 2010, mas por causa do fraco mercado financeiro quando ficou pronto, o projeto foi cancelado. O supercarro híbrido tinha uma potência de 850cv e 1000Nm de binário através do motor turbo e supercharged 1.6 de quatro cilindros que atingia as 10.000 rpm e com dois motores elétricos a produzirem 390cv. A Jaguar vai leiloar os protótipos totalmente funcionais no final deste verão.
"O programa C-X75 representa o auge da perícia de engenharia e de design da Jaguar. É, sem dúvida, o tubo de ensaio mais rápido do mundo para as tecnologias mais avançadas do mundo, combinando uma motorização híbrida, com um desempenho inspirador notável", referiu o diretor da marca Jaguar Adrian Hallmark.
O C-X75 é capaz de atingir os 354km/h e ainda assim produzir 89g/km de CO2, com uma autonomia elétrica de 60 km. Em termos de aceleração consegue atingir os 160km/h em menos de seis segundos com uma transmissão manual automatizada de sete velocidades. A potência é enviada para as quatro rodas com o motor de combustão interna a acionar as traseiras e os motores elétricos as dianteiras. A Jaguar refere que confirmou que o carro atinge os 322km/h, mas que a velocidade máxima teoricamente estimada é de 354km/h. Para manter o carro no solo, o C-X75 tem um aerofólio extensível e uma aerodinâmica na parte inferior para gerar 200kg de downforce.
A Jaguar foi a responsável pelo desenvolvimento do motor de quatro cilindros do carro e a marca trabalhou com a Williams Advanced Engineering para desenvolver o sistema plug-in híbrido paralelo.
Infelizmente o C-X75 nunca chegou ao mercado e a Jaguar apenas construiu alguns protótipos que serão leiloados. Haverá muito poucos condutores a terem a sorte de experimentar um destes supercarros.
EnciclopédiaJaguar |