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Para assinalar a apresentação da nova geração do XF, a JaguarJaguarReino Unido, 1922 > presente53 modelos
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organizou um evento no coração da zona financeira de Londres, onde o novo modelo foi posto à prova numa acrobacia ao conduzir sobre cabos de aço sobre a água. O modelo será oficialmente apresentado no próximo dia 1 de abril no Salão Automóvel Internacional de Nova Iorque.
Esta façanha cumprida por Jim Dowdall, protagonista de algumas das cenas mais espetaculares dos filmes de James Bond, Jason Bourne e Indiana Jones, permitiu demonstrar os benefícios da avançada plataforma com elevado conteúdo de alumínio do novo XF. Para além de ser cerca de 80kg mais leve que qualquer um dos seus concorrentes mais diretos, tornando-o também no modelo mais eficiente do seu segmento, com um consumo anunciado a partir de 3,9 l/100 km e emissões de 104 g/km de CO2.
Design
O design coupé do novo XF mantém as linhas elegantes e simples que caracterizam a imagem da atual gama da Jaguar. No entanto, Ian Callum, Diretor de Design da Jaguar, afirma que “cada linha exterior do XF tem um objetivo claro. Nada é supérfluo. Conseguir essa simplicidade leva tempo e exige uma grande determinação; é muito fácil adicionar linhas a um veículo, mas é muito mais difícil conseguir carácter prescindindo delas”.
No interior a Jaguar apostou na combinação entre materiais vanguardistas e acabamentos luxuosos com a tradicional qualidade de acabamentos Jaguar e as mais recentes tecnologias, como o novo sistema de informação e entretenimento "InControl Touch Pro" ou os instrumentos com ecrã TFT personalizável de 12,3 polegadas.
Nova plataforma
A nova geração do XF é baseada na nova plataforma com elevado conteúdo de alumínio da Jaguar. A plataforma construída com 75% de alumínio proporciona uma redução de peso de até 190 quilogramas e um aumento na rigidez torsional de até 28%.
Graças à utilização da nova plataforma a Jaguar pôde efetuar melhorias ao nível do design e de proporções. Apesar de ser 7 mm mais curto e 3 mm mais baixo que o XF original, a distância entre eixos do novo XF é de 2.960 milímetros, 51 mais que anteriormente, tornando-o no líder do segmento em termos de espaço para passageiros.
Motorizações mais avançadas e potentes
Entre os motores que vão fazer parte da gama do novo XF estão os quatro cilindros diesel de 2.0 litros da família Ingenium com 163cv e 180cv, ambos disponíveis com caixa manual de seis velocidades e caixa automática de oito velocidades. Com emissões de 104 g/km de CO2, a versão de 163cv e caixa manual torna-se na versão com motor diesel (não híbrido) mais leve e eficiente do seu segmento.
Os outros motores incluídos na gama da nova geração do XF incluem o 2.0i4 turbo a gasolina com 240cv e 380Nm de binário, o 3.0 V6 Supercharged disponível nas versões 340cv e 380cv, ambas com 450Nm de binário, e ainda o 3.0 V6 bi-turbo diesel com 300cv e 700Nm de binário. Todas estas versões estarão acopladas à caixa automática de oito velocidades.
Suspensão e Tração Integral
O XF compartilha a configuração da suspensão com o XEJaguar XEReino Unido, 2015 > presente20 versões
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, o que significa que possui estruturas com triângulos duplos na dianteira e uma ligação integral independente na traseira.
Em termos de direção o novo modelo recebe o mesmo sistema de direção assistida elétrica do F-TypeJaguar F-Type (modern) Gen.1Reino Unido, 2012 > presente33 versões
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e do XE. O veículo poderá ser equipado opcionalmente com amortecedores ativos. A tecnologia Configurable Dynamics da Jaguar, estreada no desportivo F-TYPE, disponibiliza a tecnologia mais recente de controlo e permite ao condutor ajustar individualmente a configuração dos amortecedores, direção, motor e caixa automática de oito velocidades.
O sistema de tração às quatro rodas AWD vai estar disponível em alguns mercados em conjunto com a caixa automática de oito velocidades. Este sistema distribui o binário entre ambos os eixos através de um mecanismo acionado por corrente na caixa de transferência, que proporciona um funcionamento mais eficiente, leve e silencioso.
Outra das novidades no XF é o sistema All-Surface Progress Control, desenvolvido para condução a baixa velocidade em condições adversas. Graças a uma gestão automática dos travões e do acelerador de forma a disponibilizar a melhor tração possível, o condutor tem apenas que se ocupar do volante.
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