Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por: Volkswagen
O Karmann GhiaVolkswagen Karmann-GhiaAlemanha, 1955 > 19753 gerações
12 versões
50 fotografias
1 video
oferecia aos compradores muito estilo mas pouca velocidade. Debaixo da carroçaria italiana curvilínea era mecanicamente idêntico ao Volkswagen BeetleVolkswagen BeetleAlemanha, 1938 > 200339 versões
102 fotografias
3 vídeos
e para muitos era suficiente. O Karmann Ghia celebra este ano o seu 60º aniversário.
A ideia por detrás do Karmann Ghia era bastante simples. Em meados dos anos 50 a Volkswagen olhou para a sua gama e viu que, embora fosse bastante prática com o Beetle e o Transporter/KombiVolkswagen Transporter Gen.1 [T1]Alemanha, 1950 > 19678 versões
44 fotografias
, faltava-lhe muito estilo. A marca alemã queria oferecer um carro que chamasse mais a atenção das pessoas, mas que não custasse muito para desenvolver.
Wilhelm Karmann fundou e dirigiu a empresa que enverga o seu nome como produtora de automóveis independente. Na sua história produziu carros para várias marcas desde a PorschePorscheAlemanha, 1931 > presente43 modelos
4639 fotografias
29 vídeos
à FordFordReino Unido, 1909 > presente33 modelos
3718 fotografias
5 vídeos
. A empresa tinha uma relação especialmente próxima com a Volkswagen e começou a produzir o Volkwagen Beetle Convertible Type 1Volkswagen Beetle Cabriol...Alemanha, 1949 > presente2 fotografias
em 1949.
A Volkswagen contactou a Karmann por causa da produção do novo modelo e a Karmann por sua vez contactou o designer Luigi Segre da Carrozzeria GhiaGhiaItália, 1914 > presente2 modelos
4 fotografias
em Itália para criar o design. O carro ampliou a base do Bettle em 12 polegadas e incluiu uns painéis de carroçaria relativamente complicados em forma de mão e alisados. Uma vez que a Karmann já produzia o Beetle Convertible, a produção adicional do Karmann GhiaVolkswagen Karmann-Ghia Gen.1 [Type 14]Alemanha, 1955 > 19746 versões
10 fotografias
era relativamente simples.
A primeira apresentação pública do modelo aconteceu no Salão Automóvel de Paris, em 1953, onde a Volkswagen lançou o protótipo. A produção do Karmann-Ghia só começou em 1955.
A Karmann produziu 450.000 Karmann Ghias entre 1955 e 1974. Em 1957 a Volkswagen introduziu uma versão descapotávelVolkswagen Karmann-Ghia C...Alemanha, 1955 > 1960 e foram feitas atualizações de design em 1961 e 1970. Mecanicamente o modelo acompanhou o Beetle, gradualmente com motores mais potentes com o passar dos anos.
A história do Karmann Ghia não ficou por aí. Em 1961 a Volkswagen introduziu um segundo modelo chamado Karmann Ghia 1500Volkswagen Karmann-Ghia 1500Alemanha, 1961 > 1962 baseado na plataforma maior Type 3Volkswagen Type 3 Gen.1Alemanha, 1961 > 19736 versões
5 fotografias
5 vídeos
. O modelo era muito caro e nunca se tornou tão popular quanto a versão mais pequena do Karmann Ghia, mas manteve-se em produção até 1969.
Houve ainda um terceiro modelo Karmann Ghia vendido exclusivamente no Brasil entre 1970 e 1976. Conhecido como Karmann Ghia TCVolkswagen Karmann-Ghia TCBrasil, 1970 > presente4 fotografias
os carros foram desenhados por Giorgetto Giugiaro na Ghia e utilizavam o mesmo motor do Type 3, mas com um design claramente inspirado na Porsche.
O protótipo original do Karmann Ghia ainda se mantém na coleção Automobile Osnabrück da VW. Também vai estar em exposição no Schloss Bensberg Classics na Alemanha entre os dias 6 e 8 de setembro.
A Karmann encerrou as portas em 2009 e a Volkswagen comprou algumas partes que sobraram da empresa, incluindo a fábrica de Osnabrück, onde o Golf CabrioletVolkswagen Golf VI Cabrio...Alemanha, 2011 > presente2 fotografias
, o Porsche BoxsterPorsche Boxster Gen.3 [981]Alemanha, 2012 > 20165 versões
26 fotografias
2 vídeos
, o Cayman e o Volkswagen XL1 são agora produzidos.
EnciclopédiaVolkswagenKarmann-GhiaKarmann-Ghia Gen.1 [Type 14] |