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A União Europeia aprovou há já alguns anos uma diretiva em que as marcas europeias se viam obrigadas a reduzir as emissões de CO2 para uma média de 130g/km de CO2 até 2015 e uma média de 95g/km de CO2 até 2020. Em 2011 os carros vendidos na UE obtiveram uma média de emissões de 136g/km de CO2 o que representa uma queda de 3,3% em relação ao ano anterior. Isto significa também que as marcas da UE estão a uma distância de apenas 4% da meta de 2015, pelo que tudo indica que será fácil cumprir a norma de 2015.
Contudo, olhar para as médias não mostra toda a história. A FiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
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, a ToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
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, a PSA PeugeotPeugeotFrança, 1882 > presente120 modelos
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-CitroënCitroënFrança, 1919 > presente94 modelos
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já estavam abaixo da média de 130g/km de CO2 em 2011. Em comparação a MazdaMazdaJapão, 1920 > presente80 modelos
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era a que estava mais distante de alcançar o objetivo com uma média de emissões de 146.6g/km de CO2.
Os membros do Partido Verde criticaram a regra por ser muito pouco ambiciosa e queriam que as normas em termos de emissões fossem ainda mais rigorosas. A lei original proposta instituía a barreira de 130g/km de CO2 até 2012 em vez de 2015.
O grupo ecologista também afirma que as marcas têm manipulado o procedimento de teste para fazer com que as avaliações oficiais de CO2 devolvam resultados mais baixos do que as do mundo real. Uma coisa é certa, os carros estão a ficar mais ecológicos, especialmente na Europa. A UE está a forçar as marcas a reduzir as emissões e os países membros estão a aprovar leis que dão benefícios fiscais aos condutores com carros ainda mais ecológicos. Olhando para as emissões de automóveis há uma década atrás é surpreendente que, em oito anos, o carro médio europeu emita 95g/km de CO2.