A Mini apostou num protótipo de tecnologia avançada para celebrar o centenário da casa mãe BMW. O veículo de quatro lugares mostra uma linguagem de design mais “clean” que pode vir a ser utilizada no futuro pela marca. O apelo da BMW foi para que criasse o veículo tendo em conta um mundo cada vez mais digital e interligado.
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Vision Next 100 é um protótipo que está equipado com a mais recente tecnologia de condução autónoma bem como de inteligência digital. Por exemplo, o veículo pode ir ter com o seu condutor até a uma localização escolhida e ainda adaptar o veículo de acordo com as suas preferências antes mesmo de chegar ao local. Esta possibilidade vai de encontro à cada vez maior propensão e talvez até necessidade crescente de partilha de automóveis. De acordo com a Mini a tecnologia de condução autónoma vai permitir que, no futuro, os veículos viagem sem ocupante até a uma estação de carregamento, a um ponto de lavagem, garagem ou até mesmo junto do próximo utilizador.
Em termos de design o protótipo tem um formato monovolume quadrado, sem capot, mas com um para-brisas alongado. A frente apresenta uma reinterptreação da grelha hexagonal clássica da Mini, com faróis redondos. Outros elementos de destaque do design do protótipo são os faróis LED colocados nas extremidades dianteiras dos para-lamas, os arcos das rodas proeminentes, o tejadilho flutuante e as luzes LED traseiras colocadas a toda a largura do spoiler.
Com 3620mm, o Vision Next 100 é 560mm mais comprido que o Mini original, mas 270mm mais curto que Mini hatchback atual. Foi uma opção propositada da marca que não quis criar um veículo que se afastasse demasiado do Mini original de 1959.
No interior a Mini apostou na simplicidade e funcionalidade. O veículo mantém o volante que fica numa posição central quando se circula em modo autónomo. Para facilitar a entrada e saída de passageiros de ambos os lados da viatura o interior do Vision Next 100 tem um banco dianteiro com uma zona de pés a toda a largura.
Inspirado no painel de instrumentos circular dos Mini originais, a peça central do interior do protótipo é o Cooperizer que permite ao condutor optar por diferentes configurações e aceder a funções dos sitemas de entretenimento e comunicação.