A Audi revelou a segunda geração do A5 e da respetiva versão S5, um modelo que é uma evolução do seu antecessor mas que traz com ele um design reinterpretado mais atlético e mais baixo.
As principais novidades no que ao design exterior diz respeito incluem uma grelha mais larga e posicionada mais abaixo, faróis com novo formato que incluem luzes diurnas LED com um grafismo complexo e com a função de piscas dinâmicos, um capot mais comprido e ainda arcos das rodas maiores.
Na parte traseira as alterações aconteceram no para-brisas que está agora mais inclinado, o tejadilho é mais plano e os flancos são mais salientes com uma linha que percorre todo o comprimento do veículo. Por fim, as portas com uma maior estrutura na secção inferior e o novo design dos faróis traseiros concluem o lote de novidades.
Com uma nova versão da plataforma MLB da Audi, o novo A5 Coupé tem eixos mais largos, uma distância entre eixos superior e dimensões maiores, mas ainda assim chega a ser 60kg mais leve que o seu antecessor. Os valores finais ainda não foram revelados pela marca alemã, mas o coeficiente aerodinâmico alcançado é de 0.25.
No interior o A4 serviu de inspiração para o A5 que graças aos materiais de alta qualidade, bem como o tablier que dá uma sensação de maior largura, mantêm a sensação premium da geração anterior. A capacidade de carga do novo coupé aumentou 10 litros para um total de 465 litros e os bancos podem ser rebatidos através de alavancas colocadas na mala.
A oferta de motores para a nova geração do Audi A5 vai contar com dois a gasolina e três a diesel que segundo a marca alemã oferecem até mais 17% de potência e redução de consumo de combustível até 22%. A mais recente evolução do motor turbo 2.0 de quatro cilindros da Audi será um dos integrantes da gama com 190cv ou ainda com uma versão mais arrojada de 252cv.
A gama diesel vai contar com uma versão do motor 2.0 litros de quatro cilindros de 190cv e ainda duas versões do motor V6 3.0 litros com 218 e 272cv. A versão de 218cv está disponível com tração dianteira ou integral e vem de fábrica com uma caixa manual de seis velocidades que opcionalmente pode ser substituída por uma S tronic automática de dupla-embraiagem de sete velocidades. A variante de 272cv está equipada de série com o sistema quattro de tração integral e uma caixa automática de oito velocidades.
Já o topo de gama S5 está equipado com o motor a gasolina 3.0 litros V6 com 354cv, mais 21cv que o seu antecessor. A Audi afirma que o S5 consegue atingir os 100km/h em 4.7 segundos, uma melhoria de 0.7 segundos face ao modelo anterior. Também o consumo foi melhorado e é agora de 7.3l/100km.
EnciclopédiaAudiA5A5 Gen.2S5 | Motor V 6 Cilindrada 183 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 8, Automática
Potência máxima 354 cv Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) 32,22 US MPG | preço -- custo de manutenção anual -- |