Audi revelou antes da estreia oficial no Salão Automóvel de Paris, no início de Outubro, a nova geração do A5 Sportback e do S5 Sportback. A nova geração do A5 Sportback recebe uma suspensão totalmente nova, novos motores de alto desempenho e sistemas de assistência do condutor inovadoras enquanto que a versão topo de gama S5 recebe um novo motor de seis cilindros turbo com uns poderosos 354cv e 500Nm. Audi também anunciou o novo A5 Sportback g-tron que pode ser conduzido tanto com o Audi e-gas, gás natural ou gasolina.
O novo Sportback segue o mesmo design da versão coupé, mas vem com uma distância entre eixos maior, saliências frontais curtas e um capot dianteiro longo com um "power dome" que enfatiza o dinamismo do coupé de cinco portas. Em comparação com a geração anterior o novo A5 Sportback recebe ainda uma nova grelha de caixilho único com um design tridimensional significativamente mais plano e mais amplo.
Uma das novas características da segunda geração Sportback é o aumento das dimensões interiores, com 17 milímetros adicionais de comprimento, 11 milímetros de espaço de ombro para o condutor e passageiro dianteiro e 24 milímetros de espaço para os joelhos traseiro. Entre os melhores da sua classe o A5 Sportback tem 480 litros de capacidade de bagagem.
Tal como a variante coupé, o interior do A5 Sportback pode ser equipado com um sistema de Cockpit Virtual opcional, que inclui um painel de instrumentos digital de alta definição de 12.3 polegadas, bem como a última versão do sistema de infoentretenimento MMI (Multi Media Interface) Plus da Audi. As opções também incluem compatibilidade Apple CarPlay e Auto Android, carregamento sem fios de smartphones e um sistema de som Bang & Olufsen.
Os clientes vão poder escolher entre dois motores TFSI e três TDI para o seu novo Audi A5 Sportback, com uma potência que varia entre 190 e 286cv. A Audi indica que o consumo de combustível foi reduzido até 22 por cento, enquanto que a potência aumentou até 17 por cento. Os motores serão combinados com uma transmissão manual de seis velocidades, uma transmissão de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades ou uma tiptronic de oito velocidades. Com tração dianteira de série, o sistema de tração integral quattro vai estar disponível para duas versões e vai estar equipado de base com o motor
3.0 TDI de 286cv.
O novo Sportback recebe ainda uma suspensão variável equipada com tecnologia de controlo de amortecimento contínuo. Está ligada a quatro diferentes modos de condução: Comfort, Auto, Dynamic e Efficency. A tecnologia de segurança inclui auto travagem anti-colisão, cruise controle adaptativo com assistência de trânsito, assistência de estacionamento, assistência de trânsito cruzado traseiro, aviso de saída de faixa, auxiliar de viragem, prevenção de colisão, bem como o reconhecimento baseado em câmara dos sinais de trânsito.
Novo S5 Sportback
O
novo S5 Sportback vai estar equipado com um novo motor 3.0 TFSI V6 turbo com 354cv que consegue acelerar dos 0 aos 100km/h em 4.7 e atingir uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250km/h. O motor foi combinado com o sistema tração integral quattro e uma caixa tiptronic de oito velocidades. Com um peso de 1660 quilos, o coupé desportivo de cinco portas é 85 kg mais leve que o seu antecessor. O consumo combinado anunciado é de 7.3l/100km.
A5 Sportback g-tron
A Audi também está a lançar com o A5 Sportback a versão
g-tron. Equipada com um motor 2.0 TFSI de 170cv, este veículo pode ser utilizado com recurso ao e-gas da Audi, gás natural, ou ainda gasolina.
O Audi A5 Sportback e o S5 Sportback chegam ao mercado europeu no início de 2017.