Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© imagem cedida por: Ocean Racing Technology
A equipa portuguesa Ocean Racing TechnologyOcean Racing TechnologyPortugal, 2007 > presente1 modelo
4 fotografias
, propriedade de Tiago Monteiro e José Guedes, anunciou que não vai participar na próxima temporada do Campeonato GP2 Main Series. De acordo com o comunicado emitido, a equipa vê-se forçada a abandonar a competição por incumprimento ao nível de apoios financeiros acordados com o Estado Português e a Parkalgar.
A Ocean afirma que a sua permanência em competição foi impossibilitada devido a uma série de incumprimentos ao nível de acordos financeiros estabelecidos e que têm vindo a condicionar a gestão e a performance da equipa. Entre eles está o contrato de patrocínio publicitário celebrado com a Parkalgar, Parques Tecnológicos e Desportivos, SA.
A equipa do antigo piloto de Fórmula 1 Tiago Monteiro também se sente lesada pelo Estado Português que, através do Senhor Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Dr. Laurentino Dias, apadrinhou o projeto de constituição da equipa portuguesa OCEANATIONAL. Nessa altura, o Estado assegurou que o pagamento do valor das sucessivas prestações do patrocínio publicitário seria realizado e estaria acautelado.
Foi com base nestas premissas que a equipa avançou com o projeto, mas enquanto que a Ocean cumpriu com todas as suas obrigações contratuais, o mesmo não aconteceu quer com a Parkalgar quer com o Estado Português que não efetuaram o pagamento das prestações financeiras acordadas.
Neste momento, Tiago Monteiro e José Guedes consideram que esta decisão é a única viável, mas não colocam de parte a possibilidade de regressarem à competição quando estiverem reunidas as condições necessárias.
O percurso da equipa
Criada no final de 2008, a Ocean Racing Technology participou durante quatro épocas na GP2 Main Series, três na GP2 Ásia e uma época na GP3 Series. A estreia ao mais alto nível na antecâmara da F1 aconteceu em 2009, tendo conseguido logo no seu ano de estreia, resultados desportivos de relevo, nomeadamente a sua primeira 'pole-position', vitória e volta mais rápida da corrida, no circuito de Spa Francorchamps.
Na última temporada, a convite de Bernie Eclestone e Bruno Michel, a equipa decidiu participar também no Campeonato GP3 Series onde voltou a estar em destaque, conseguindo a volta mais rápida nas duas primeiras corridas e alcançando o primeiro pódio logo na sua segunda corrida no Mónaco.
A Ocean Racing Technology participou até hoje em 106 corridas e 45 dias de testes de GP2, 16 corridas e 8 dias de teste de GP3, conquistou vitórias, pódios, 'pole-position', voltas mais rápidas e recordes de circuitos.
EnciclopédiaOcean Racing Technology |