A Opel está a aumentar a sua gama de SUVs com o lançamento do novo Crossland X, um modelo crossover urbano versátil que é o segundo membro da família Opel X para o segmento B. Lá mais para o final do ano vai juntar-se ao novo SUV e ao Mokka X o Grandland X.
Dimensões versáteis
O Crossland X tem 4.212 milímetros de comprimento, 1765 milímetros de largura e 1590 milímetros de altura. No entanto, as dimensões compactas escondem um veículo muito versátil, com um volume de carga líder de classe com 410l. Além disso, os passageiros de trás conseguem ajustar a posição de assento em 150 milímetros na direção longitudinal. Isto permite aumentar a capacidade de carga ou espaço para as pernas em função das necessidades.
Design
Como substituto do Meriva na gama da Opel, o Crossland X substituiu a aparência de monovolume por um design mais robusto que inclui uma distância ao solo maior, bem como revestimento de plástico nos arcos das rodas.
Na frente o novo SUV recebe a nova grelha em forma de escudo da Opel com faróis com formato afiado combinados com as luzes diurnas LED em forma de L. Nas laterais o destaque do design vai para a linha cromada colocada por cima das portas que cria o efeito de tejadilho flutuante.
Colocado sobre a intersecção da mala com o tejadilho, as luzes traseiras colocadas numa posição elevada também apresentam o grafismo "double-wing".
Motores
As especificações técnicas do novo Crossland X estão ainda por ser reveladas. No entanto e porque o novo modelo partilha peças mecânicas com o
Peugeot 2008 este também deverá partilhar alguns dos seus motores turbo a gasolina e diesel. Com cilindradas entre 1,2 e 2,0 litros, a potência deverá chegar aos 181cv. O Crossland X vai estar disponível com caixa manual ou automática.
Tecnologia
O Opel Crossland X vai estar disponível de fábrica com o sistema de assistência OneStar ehotspot wi-fi a bordo, com o serviço de infoentretenimento compatível com o Apple CarPlay e Auto Android.
O SUV também vai estar equipado com uma câmara panorâmica traseira de 180° e a tecnologia de segurança vai ainda incluir os sistemas de alerta de colisão frontal, auxiliar de manutenção na faixa, reconhecimento de sinais de limite de velocidade. A Opel vai ainda disponbilizar um volante e para-brisas aquecidos.
Os clientes vai ainda poder optar por adquirir o Crossland X com um tejadilho com uma cor contrastante e ainda por um tejadilho panorâmico disponível como opcional.
Apresentação oficial em Genebra
A primeira aparição pública do novo Opel Crossland X vai ter lugar em Março, no
Salão Automóvel de Genebra . O modelo chega ao mercado em junho e vai ser produzido na fábrica General Motors/ Opel em Saragoça, Espanha.