Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
O Partido Liberal Democrata no Reino Unido está a debater a introdução de uma proposta na sua plataforma para que os carros a gasolina e a diesel sejam proibidos de circular nas estradas britânicas até 2040. O partido britânico também está a debater a possibilidade de cobrar os condutores pela carga a cada viagem, dependendo da distância e da localização.
"Em 2040 apenas os veículos de emissões de carbono muito baixas serão permitidos de circular nas estradas do Reino Unido para fins que não sejam o transporte de mercadorias. Se a tecnologia o permitir, gostaríamos de avançar com esta data", refere o documento Democrata Liberal.
O plano determina que a cada ano as taxas de emissões de veículos aumentem até que os carros a gasolina e a diesel sejam completamente proibidos em 2040. As taxas seriam ponderadas de forma a que os carros com maiores emissões tivessem um aumento maior do que os carros mais ecológicos.
A taxa de utilização do veículo faria com que os condutores fossem cobrados por cada vez que usam o carro dependendo da distância, das emissões do carro, hora do dia e da localização da viagem. Por exemplo, viagens para áreas densamente povoadas em alturas de pico de viagens levaria a uma tarifa mais elevada.
O conceito por trás das taxas de congestionamento e de utilização é que coloca um custo financeiro direto à condução, acabando por tentar forçar as pessoas a pararem de conduzir e optarem pelo transporte de massa.
"Definir uma data agora, na ausência de dados concretos sobre quais seriam as implicações é arriscado. O AA sempre acreditou que os carros com motores a gasolina e a diesel de baixo consumo vão continuar a ter um papel importante, mesmo para lá de 2040", referiu um porta-voz da Automobile Association no Reino Unido.
Nenhuma dessas propostas é oficial ainda e ainda têm que ser votadas pelo partido para se tornarem numa parte oficial da sua política.