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A temporada de 2013 da Fórmula 1 está prestes a começar e nós queremos que estejas informado sobre tudo, por isso, reunimos todas as informações que precisas de saber sobre esta temporada. Pilotos, carros, capacetes e circuitos. A primeira corrida é neste fim de semana na Austrália, e nós queremos que estejas a par de tudo.
Pilotos
Em 2013 a Fórmula 1 vai receber cinco novos pilotos no desporto. Houve também alguns movimentos interessantes nas equipas de topo e ainda estamos para descobrir se foram boas jogadas. Adrian Sutil voltou depois de uma ação judicial que o colocou de fora da última temporada, mas uma coisa é certa, Alonso vai estar ansioso por conquistar o título que surpreendentemente Vettel lhe roubou das mãos, depois de fazer uma recuperação incrível na última corrida da temporada.
No ano passado tivemos oito vencedores de provas diferentes, será que vamos ter mais este ano?
Depois de conquistar o terceiro título consecutivo com a Red Bull, Sebastian Vettel começa a temporada de 2013 à procura de um quarto, o que lhe daria o título de mais jovem piloto a vencer quatro títulos consecutivos. A competição do ano passado prolongou-se até a última corrida e com poucas mudanças nas regras, a concorrência na F1 deve ser ainda maior este ano. Será que Vettel consegue?
Aos 36 anos, o piloto australiano Mark Webber ainda não baixou os braços e quer lutar pelo título e pelo melhor resultado para a equipa. Vettel pode ser o piloto nº1 da Red Bull, mas Webber ainda é uma peça importante da engrenagem que deu os três títulos mundiais à equipa. Na melhor forma é capaz de performances do outro mundo e está lá para dizer que a idade ainda não o apanhou.
No ano passado esteve muito perto do título e durante algumas voltas foi mesmo campeão, mas Vettel roubou-o das mãos. Este ano Alonso quer vingança e está ansioso por ganhar mais um título. Nas últimas temporadas a Ferrari não conseguiu criar a melhor configuração de carro e só com muitas "ganas" na condução é que Alonso conseguiu estar na corrida do título. Poderá 2013 ser o ano do espanhol?
Felipe Massa terminou a temporada de 2012 com performances sólidas, o que lhe garantiu novamente o lugar na Ferrari. O piloto brasileiro certamente quer melhorar a sua forma e tornar-se num candidato ao título. A pressão vai estar definitivamente do seu lado para melhorar o 7º lugar do ano passado na geral.
Sem Lewis Hamilton como companherio de equipa, Jenson Button tem agora o caminho livre para se tornar no indiscutível piloto principal da McLaren. O Campeão do Mundo de 2009 vai querer estar entre os favoritos e continuar na sua busca para provar que não foi apenas um campeão sortudo com a Brawn GP.
O piloto mexicano Sergio Perez fez a mais surpreendente mudança de equipa na Fórmula 1 na temporada de 2013. Sair da Sauber para a McLaren é um passo maior do que o mexicano poderia sonhar depois da sua estreia no desporto há duas temporadas atrás. A questão é saber se o piloto vai conseguir lidar com a pressão ou não.
Kimi Raikkonen regressou à Fórmula 1 na última temporada em grande forma conquistando o terceiro lugar na classificação geral. Agora, o Iceman quer ainda mais e está a contar com a Lotus para lhe dar um carro suficientemente bom para lutar pelo título. A sua consistência e maturidade foram fatores fundamentais no seu desempenho. Será que consegue ir mais longe em 2013?
Da consistência à absoluta inconsistência. Romain Grosjean foi provavelmente um dos mais controversos pilotos em 2012. A sua condução agressiva colocaram-no a ele e a vários pilotos de fora de muitas corridas e foi o responsável pelo maior acidente da temporada que lhe deu uma suspensão de uma corrida. Quando concentrado parece imparável, mas será que aprendeu com os erros?
Nico Rosberg ainda não teve a oportunidade de mostrar as suas verdadeiras capacidades devido ao baixo investimento nas primeiras temporadas da Mercedes. Agora, com um projeto mais maduro e com a equipa disposta a passar ao próximo nível, talvez o alemão chegue mais vezes ao pódio e, quem sabe, aumente o número de vitórias.
Lewis Hamilton fez uma aposta muito ousada com a mudança da McLaren para a Mercedes em 2013. O piloto britânico sabe que vai ser difícil vencer corridas em 2013, mas sabe que o projeto da Mercedes vai continuar a melhorar. Terá definitivamente de ser paciente, mas todos nós sabemos como Hamilton gosta de ganhar. Será que a frustração o vai atingir?
O promissor piloto alemão Nico Hulkenberg passou da Force India para a Sauber em 2013. A equipa parte para a nova temporada com uma formação totalmente nova, mas está focada em melhorar a sexta posição no campeonato de construtores do ano passado. Sergio Perez passou da Sauber para a McLaren, será Hulkenberg o próximo piloto a dar o salto?
Esteban Gutierrez é um dos cinco rookies de 2013 na Fórmula 1. O mexicano era o piloto de testes da Sauber desde 2009, quando a equipa ainda estava ligada à BMW e agora tem a sua oportunidade ao volante do monolugar. No ano passado ficou em terceiro na GP2 Series.
Paul di Resta tem sido um piloto muito consistente desde que chegou à Fórmula 1 e o sexto lugar no Bahrain e sétimo na Malásia, Mónaco e Valência são a prova disso. O quarto lugar em Singapura foi o principal destaque da sua temporada em 2012 e em conjunto com a equipa estará disposto a melhorar esses resultados.
Em 2012 Sutil não competiu na sequência de uma acusação do proprietário da Genii Capital de que Sutil teria partido uma taça de champanhe e esfaqueado Eric Lux no pescoço numa discoteca depois do Grande Prémio da China de 2011. Mas agora está de volta e muito animado por regressar à F1. Sutil correu pela Force India entre 2008 e 2011. O melhor ano foi em 2011 quando foi nono no campeonato de pilotos.
Pastor Maldonado conseguiu a sua primeira vitória na Fórmula 1 no ano passado, mas a Williams não conseguiu ser consistente durante toda a temporada. Em 2013 irá definitivamente tentar provar o doce sabor da vitória mais uma vez. Mas será que a Williams vai dar-lhe um carro que o consiga fazer?
O próximo rookie da lista é Valtteri Bottas. O finlandês conquistou um lugar na F1, depois de três anos como piloto de testes da Williams. Em 2011 ganhou o título do GP3 Series, uma das antecâmaras da Fórmula 1. O finlandês vai certamente querer aproveitar esta oportunidade e fazer o melhor possível.
Depois de um início de carreira na Fórmula 1 dececionante por causa de um dececionante carro da Toro Rosso, o piloto francês Jean-Eric Vergne vai querer melhorar o seu desempenho de 2012. Ainda assim, Vergne conseguiu o oitavo lugar na Malásia, Bélgica, Coreia e no Brasil, o que o colocaram acima do seu companheiro de equipa Ricciardo na classificação geral de pilotos.
Daniel Ricciardo não esteve mal no ano passado, mas também não esteve ótimo, principalmente por causa de um pouco competitivo Toro Rosso STR7. Ainda assim, o melhor que conseguiu foi uma sequência de três corridas nos pontos em Singapura, Japão e Coreia, onde conseguiu competir com os carros mais rápidos. No ano passado terminou em 9º na geral, mas as suas aspirações devem ser maiores.
Charles Pic trocou a Marussia pela Caterham depois de uma primeira temporada na Fórmula 1 muito positiva. Apesar das dificuldades de fazer uma impressão de fazer parte de uma equipa da parte de trás da grelha, Pic conseguiu superar o seu companheiro de equipa mais experiente Timo Glock.
O piloto holandês Giedo van der Garde é outro recém-chegado ao desporto em 2013. Vai competir pela Caterham depois de correr com a equipa no ano passado na GP2 Series, onde terminou em quarto. Recebe a sua oportunidade na F1 depois de uma temporada como piloto de testes da Caterham F1 e com a presença em seis treinos livres de Grandes Prémios.
Depois de ter perdido por pouco um lugar na Force India, Jules Bianchi conseguiu um contrato para fazer a sua estreia competitiva na F1 com a Marussia. Na última temporada, foi o piloto reserva da Force India e terminou em segundo lugar na Fórmula Renault 3.5, com três vitórias, oito pódios, cinco pole positions e sete voltas mais rápidas.
Max Chilton é o último rookie da temporada de 2013. No ano passado competiu na GP2 pela Carlin terminando em quarto na classificação geral com duas vitórias, quatro pódios, duas pole positions e uma volta mais rápida. Também fez testes com a Marussia e tornou-se no piloto de reserva oficial da equipa.
Carros
2013 não foi um ano de muitas mudanças nos carros, devido às muito pequenas alterações nos regulamentos. No entanto, temos de agradecer aos deuses todo-poderosos do design da F1 já que a maioria das equipas abandonou o design do nariz desnivelado que recebeu muitas críticas na última temporada. Pequenas mudanças significam que a concorrência estará ainda mais apertada e que os carros vão andar ainda mais próximos uns dos outros. Vamos então conhecer os carros de F1 de 2013...
A Red Bull revelou o seu carro de Fórmula 1 para a temporada de 2013, o RB9. A equipa espera conseguir com o novo monolugar conquistar o quarto título de Pilotos e de Construtores consecutivo. O nome indica simplesmente que este é o nono carro de Fórmula 1 da Red Bull desde que a equipa foi criada em 2005.
A Scuderia revelou ao mundo o design do F138 que foi o primeiro F1 da temporada a apresentar mudanças mais significativas como a eliminação do nariz desnivelado do F2012. O nome do F138 surge da combinação do ano de 2013 (13) enquanto que o número oito é uma homenagem ao motor V8, já que 2013 será o último ano em que existirá este tipo de configuração do motor na Fórmula 1.
Jenson Button e Sergio Perez foram incumbidos pela McLaren de desvendarem o MP4-28 para 2013 na sua sede. O MP4-28 parece quase idêntico ao MP4-27 do ano passado. Tem exatamente o mesmo esquema de cores e, embora seja semelhante ao do ano passado, a McLaren garante que o interior é completamente diferente.
A Lotus revelou o chassis da temporada de 2013 de Fórmula 1, ao qual chamou E21. A equipa foi a primeira a apresentar o seu carro de 2013 e a maior surpresa é facto de haver tão poucas mudanças visíveis. Como já era esperado o design do carro não mudou muito visto que para esta temporada houve poucas mudanças nas regras.
A mudança mais radical no FW35 em relação ao carro do ano passado é o nariz. A equipa não só achatou o nariz como também o cortou. A frente termina abruptamente com um corte diagonal e a asa dianteira prolonga-se além do nariz. Este será o único carro na grelha a experimentar este design.
O W04 recebeu três grandes mudanças para 2013, mas apenas duas delas terão algum tipo de efeito no carro: um novo nariz, o patrocínio da Blackberry e Lewis Hamilton. No carro, a Mercedes criou um nariz novo cónico que suaviza a frente, e também conta com uma nova asa dianteira de 5 elementos e uma segunda geração do escape Coanda. A configuração da suspensão dianteira e traseira mantém-se.
O novo chassis C32 da Sauber para a nova temporada da Fórmula 1 tem um novo visual e uma nova pintura. A Sauber refere que o C32 não mudou muito em relação ao C31 e as duas maiores mudanças são um nariz ligeiramente suavizado e nova pintura cinza e prateada. Entradas de ar laterais mais estreitas e uma forma da parte traseira diferente melhoram o fluxo de ar para o radiador.
A Force India ofereceu ao piloto Paul di Resta a tarefa de revelar o novo VJM06 em Silverstone. Na parte exterior o carro é quase idêntico ao VJM05 à exceção do nariz que deixou de ser desnivelado. O chassis foi significativamente revisto e a suspensão foi alterada para se adaptar aos novos pneus. A equipa espera que o carro tenha melhor aderência e provoque uma menor degradação dos pneus.
O SRT8 é o primeiro projetado pelo novo diretor de design da Toro Rosso, Luca Furbatto. A grande mudança no novo carro é a melhoria na distribuição de peso, que Furbatto explicou ter sido um problema com o STR7 logo à partida. O STR8 recebe também um novo design da caixa de velocidades, um novo sistema hidráulico e uma nova suspensão traseira.
O diretor técnico Mark Smith refere que o CT03 é uma evolução do CT01. Os tanques laterais foram reesculpidos de forma a melhorar o fluxo de ar para a parte traseira. O difusor, a tampa do motor e as saídas de refrigeração também foram modificados para criar uma melhor aerodinâmica.
O MR02 representa uma grande evolução do carro do ano passado e é o primeiro F1 da Marussia a ser desenhado com uma combinação de dinâmica de fluidos computadorizada (CFD) e de túnel de vento. Aerodinamicamente, o MR02 tem melhores refrigeração e fluxo de ar traseiro. Outra novidade é o design do pod lateral. A suspensão dianteira e a suspensão traseira também foram redesenhadas.
Capacetes
Todos os anos existe uma grande curiosidade à volta dos capacetes que os pilotos vão usar no cockpit. Também são muito importantes porque será através deles que os espectadores e fãs serão capazes de identificar os pilotos durante as corridas. Há pilotos que optam pelos modelos mais simples, mas há também quem utilize toda a sua criatividade para chegar a um design de capacete memorável.
Vettel comemora três campeonatos consecutivos este ano. O seu capacete utiliza as mesmas cores roxa e azul da pintura do carro e tem mais patrocínio Infiniti do que anteriormente. Tem menores touros vermelhos e uma parte de cima em preto e azul. Como já nos habituou anteriormente, Vettel deverá utilizar diferentes capacetes ao longo da temporada.
O capacete de Webber é muito semelhante ao de Vettel. A equipa tem o patrocínio da Infiniti mais visível este ano, numa altura em que a Infiniti tenta aumentar a sua visibilidade na Europa. O capacete de Webber continua a envergar o patrocínio da Renault. Tem grandes touros vermelhos a subir pelo lado e uma parte superior amarela para diferenciá-lo de Vettel.
Alonso tem um capacete azul, amarelo e laranja esta temporada, o cimo do qual parece quase o capacete da altura da Renault. Nas laterais tem uma bandeira espanhola fortemente estilizada. O capacete de Alonso conta ainda com o patrocínio da Weichai Power - o mais recente patrocinador da Ferrari.
O capacete de Massa carrega as cores da bandeira da sua terra natal, o Brasil, mas numa versão ainda mais estilizada do que a bandeira espanhola de Alonso. Isso fará com que seja muito fácil saber qual Ferrari está na pista com os capacetes muito diferentes. O capacete de Massa conta com os patrocínios da Weichai Power, Kaspersky, Hublot e Santander.
As cores da Union Jack são predominantes no capacete de Jenson Button. Mas são as letras japonesas que chamam a atenção quando se olha para ele. São caractéres kanji que se pronunciam Ichi ban e significam "Number One". Estes caracteres aparecem no capacete de Button desde meados de 2010. O capacete conta com o patrocínio da Johnny Walker.
Sergio Perez é a novidade da equipa McLaren. O seu capacete tem um gradiente verde e amarelo com o apelido de "Checo" de cada lado. A traseira tem o nome "Perez" rodeado por símbolos astecas oriundos do seu país natal, o México.
Raikkonen recebe um capacete com um design bastante agressivo em preto, branco e com detalhes em vermelho. Apenas apresenta alguns patrocinadores - Renault, Lotus, Clear e pouco mais. A traseira mostra "Iceman" numa fonte preta sobre um fundo branco.
Grosjean recebe um capacete mais simples do que o seu companheiro de equipa, com riscas pretas, laranja e vermelhas com uma parte superior prateada. A lateral tem "RG Romain Grosjean" escrito enquanto que na parte inferior traseira do capacete, Grosjean tem uma bola de bilhar nº8.
Rosberg mantém basicamente o mesmo capacete da última temporada. Apenas acrescentou mais cinza ao capacete amarelo de 2012. As sombras amarelas parecem ter sido inspiradas no patrocínio principal do capacete - a Monster Energy. A grande mudança é que o nome "Nico" está agora num fundo cinza em vez de amarelo.
O capacete de Hamilton tem a mesma paleta de cores que no ano passado, mas tem um novo design. Apresenta riscas em azul, vermelho, verde e preto num fundo amarelo. Na parte traseira, está um desenho de Hamilton com equipamento a fazer scratching num conjunto de gira-discos empilhados sobre altifalantes.
Hulkenberg manteve o mesmo desenho do ano passado, mas a nova equipa trouxe-lhe um novo esquema de cores. A maior parte do design é preto com duas riscas brancas. No centro existe uma faixa larga vermelha com alguns toques de amarelo em torno da viseira.
Gutierrez é um rookie na F1 e tem um capacete bastante simples. É simplesmente constituído por linhas que se cruzam sobre um fundo azul. Existe um simples patrocínio da NEC na parte lateral.
Di Resta é outro piloto que mantém o mesmo design do ano passado mas com um novo esquema de cores. É principalmente vermelho e azul com uma risca branca acima da viseira. Na parte de trás a bandeira da Escócia, de onde é natural Di Resta, domina a maior parte do design.
Sutil regressa à Force India esta temporada com um capacete laranja e branco com detalhes em cinza.
Maldonado mantém a rota patriótica nesta temporada com a frente do seu capacete a mostrar uma bandeira venezuelana estilizada. O resto do capacete é cinzento e branco.
Bottas tem um capacete muito simples em azul escuro e branco. A parte surpreendente nele é o significativo número de patrocinadores de ambos os lados do capacete.
Vergne mantém exatamente o mesmo design da última temporada. O capacete é claramente dominado pelo patrocínio. As cores da bebida energética monopolizam o desenho do capacete do francês.
Ricciardo também mantém o mesmo desenho do ano passado. Tem uma pequena porção da bandeira australiana na frente do capacete e um touro vermelho em cada lado.
Pic criou uma versão estilizada das suas iniciais para o capacete deste ano. As iniciais "CP" são legíveis em amarelo, no lado esquerdo e espelhadas no lado direito. O resto do capacete é decorado em riscas em gradiantes de azul.
Van der Garde deve ter o melhor design de capacete desta temporada. O centro é um simples fundo preto com uma risca branca, mas a parte superior e inferior são decorados com banda desenhada que mostra um carro de F1 dos anos 60 a partir de vários ângulos. A traseira apresenta os instrumentos e o volante, o carro está na parte lateral e um pneu com efeitos de som está no topo.
Aparentemente Bianchi quer combinar com o carro. O centro do capacete tem uma faixa laranja que coincide com a cor do carro. Mais acima tem uma faixa cinza com o logótipo da Marussia. A parte superior e inferior do capacete são pretos.
Chilton também opta pelo caminho simples. O capacete é todo em fundo branco com riscas desenhadas pretas com contornos vermelhos. No topo está colocado o logótipo da Marussia e na parte inferior tem o patrocínio da QNET.
Circuitos
Este ano não haverá novos circuitos no Campeonato Mundial de Fórmula 1, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores. A temporada será composta por 19 corridas, com locais espalhados por todo o mundo, oito na Europa, seis na Ásia, dois no Médio Oriente e nas Américas e um na Oceania. Começamos em março em Melbourne e vamos até novembro com o final da temporada no Brasil. Fica agora com o calendário das provas e começa a programar os teus fins de semana com antecedência.
01 | 2013 FORMULA 1 ROLEX AUSTRALIAN GRAND PRIX (Melbourne) | 15-17 março |
02 | 2013 FORMULA 1 PETRONAS MALAYSIA GRAND PRIX (Kuala Lumpur) | 22-24 março |
03 | 2013 FORMULA 1 UBS CHINESE GRAND PRIX (Xangai) | 12-14 abril |
04 | 2013 FORMULA 1 GULF AIR BAHRAIN GRAND PRIX (Sakhir) | 19-21 abril |
05 | FORMULA 1 GRAN PREMIO DE ESPAÑA 2013 (Catalunha) | 10-12 maio |
06 | FORMULA 1 GRAND PRIX DE MONACO 2013 (Monte Carlo) | 23-26 maio |
07 | FORMULA 1 GRAND PRIX DU CANADA 2013 (Montréal) | 07-09 junho |
08 | 2013 FORMULA 1 BRITISH GRAND PRIX (Silverstone) | 28-30 junho |
09 | FORMULA 1 GROSSER PREIS VON DEUTSCHLAND 2013 (Nürburgring) | 05-07 julho |
10 | FORMULA 1 MAGYAR NAGYDÍJ 2013 (Budapeste) | 26-28 julho |
11 | 2013 FORMULA 1 SHELL BELGIAN GRAND PRIX (Spa-Francorchamps) | 23-25 agosto |
12 | FORMULA 1 GRAN PREMIO D'ITALIA 2013 (Monza) | 06-08 setembro |
13 | 2013 FORMULA 1 SINGAPORE GRAND PRIX (Singapura) | 20-22 setembro |
14 | 2013 FORMULA 1 KOREAN GRAND PRIX (Yeongam) | 04-06 outubro |
15 | 2013 FORMULA 1 JAPANESE GRAND PRIX (Suzuka) | 11-13 outubro |
16 | 2013 FORMULA 1 AIRTEL INDIAN GRAND PRIX (Nova Deli) | 25-27 outubro |
17 | 2013 FORMULA 1 ETIHAD AIRWAYS ABU DHABI GRAND PRIX (Yas Marina) | 01-03 novembro |
18 | 2013 FORMULA 1 UNITED STATES GRAND PRIX (Austin) | 15-17 novembro |
19 | FORMULA 1 GRANDE PRÊMIO DO BRASIL 2013 (São Paulo) | 22-24 novembro |
Lê também as previsões do Tom Mallet para a temporada equipa por equipa.