Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
A NissanNissanJapão, 1932 > presente159 modelos
6957 fotografias
12 vídeos
e a RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
assinaram o acordo com o governo russo para a aquisição da AvtoVAZVAZFederação Russa, 1966 > presente8 modelos
47 fotografias
4 vídeos
e criaram uma nova joint venture chamada Alliance Rostec Auto BV. A Renault e a Nissan pagaram cerca de 564 milhões de euros para adquirir 67,13% da nova empresa e compartilhar os restantes 32,87% com a Russian Technologies State Corporation. A restante parcela será aberta a investidores privados. A AvtoVAZ era a fabricante dos automóveis da marca Lada.
"O acordo histórico de hoje é uma vitória para todas as empresas: Renault, Nissan e AvtoVAZ. É um capítulo novo e significativo numa parceria que já é sólida. A joint venture vai ajudar a acelerar a nossa ofensiva ao mercado russo e vai apoiar a competitividade da AvtoVAZ, líder da indústria automóvel na Rússia", referiu o CEO da Aliança Renault-Nissan Carlos Ghosn.
A Renault anunciou a compra de 25% da AvtoVAZ em 2008 e está a pagar cerca de 278 milhões de euros para possuir 50,1% da nova empresa. A Nissan vai pagar mais 285 milhões de euros para obter 17,03% da nova empresa.
Carlos Ghosn será o presidente da joint venture. A nova fábrica da AvtoVAZ em Togliatti, com oito meses de existência, será o centro de grande produção da nova empresa. Tem uma capacidade de 350.000 veículos anuais e vai produzir o novo Nissan AlmeraNissan AlmeraJapão, 1995 > presente4 gerações
13 versões
14 fotografias
e mais quatro modelos Lada e Renault.
Depois da renovação das fábricas mais antigas, a Renault-Nissan terá em 2016 uma capacidade de produção anual na Rússia de 1,7 milhões de carros.
Esta nova empresa não acaba com a marca Lada, mas levanta certamente uma questão sobre o seu futuro. A Renault e a Nissan já têm as suas próprias marcas de baixa gama que competem diretamente contra a Lada.
EnciclopédiaVAZ |