A Skoda revelou o seu novo SUV, o Kodiaq. O modelo fará parte de uma gama de SUVs que pode chegar até cinco modelos e que está a ser planeada pela marca checa. Além de visar o crescimento das vendas na Europa, a Skoda também está a considerar a possibilidade de se lançar no mercado dos EUA.
O Kodiaq chega ao mercado em 2017, mas nos próximos três anos a Skoda deve lançar outros quatro SUVs para se juntarem a este. Uma versão coupé do Kodiaq deve ser o primeiro a chegar, seguida da nova geração do Yeti e também de um rival para o
Nissan Juke. A marca checa também pensa desenvolver um SUV mais acessível exclusivamente para o mercado chinês.
Baseado na plataforma modular MQB do Grupo
Volkswagen o novo Skoda Kodiaq tem 4697 milímetros de comprimento, 1882 milímetros de largura e 1676 milímetros de altura quando equipado com barras de tejadilho. A marca checa acredita que o espaço interior e tecnologia oferecem ao Kodiaq um melhor custo-benefício.
A Skoda também vai oferecer o Kodiaq com a opção de SUV de sete lugares, uma estreia para a marca. A capacidade da mala de 720 litros, 2065 litros com bancos rebatidos, é referida pela Skoda como a melhor do mercado.
O Kodiaq vai estar disponível com uma gama de cinco motores, dois TDI e três TSI. Com cilindrada entre 1,4 e 2.0l, a potência vai variar entre os 125 e os 190cv. Todos os motores cumprem as normas de emissão EU6 e além disso estão equipados com o sistema Stop-Start, recuperação de energia de travagem e um potente sistema de gestão térmica que contribui para o baixo consumo.
O motor 2.0 TDI está disponível em duas versões, uma com 150cv e 340Nm e a tpo de gama com 190cv e 400Nm de torque. A versão TDI base tem um consumo médio de 5.0l/100km com 131g de CO2/km, enquanto que a mais potente permite ao SUV sprintar dos 0 aos 100 km/h em 8.6s e atingir uma velocidade máxima de até 210km/h.
A gama de motores a gasolina é composta por dois motores: o 1.4 TSI e um 2.0 TSI. A versão de entrada com 125cv e 200Nm de binário consome 6.0l/100km, o que corresponde a 140g/km de emissões de CO2. Já a versão mais potente de 1.4l tem uma potência de 150cv com 250Nm de binário. Esta última está equipada com a tecnologia Active Cylinder Technology que desactiva os segundo e terceiro cilindros quando a aceleração e a velocidade do motor é baixa. O motor 2.0 TSI a gasolina apresenta um novo processo de combustão de alta eficiência e tem 180cv e 320Nm de binário.
Os motores serão equipados com diferentes transmissões. O Kodiaq vai estar disponível com uma caixa manual de 6 velocidades ou transmissões DSG de seis ou sete velocidades. A nova caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades faz a sua estreia na Skoda e foi concebida para motores potentes com binários até 600Nm.
O novo Skoda Kodiaq dispõe de um modo de condução Off-Road que calibra o chassis, motor e os travões e ajusta o carro para condições de terreno acidentado incluindo a tecnologia Hill Descent Assist.
Em termos de design exterior o Kodiaq é muito semelhante ao protótipo VisionS que foi apresentado no início deste ano no Salão Automóvel de Genebra. No interior o SUV está equipado com um ecrã tátil de 6.5 polegadas de série, com Bluetooth e SmartLink, que apoia os sistemas Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink, que estão disponíveis opcionalmente. Além disso o comprador pode optar por um touchscreen de 8.0 polegadas com função de navegação por satélite e também tecnologias de assisência de estacionamento e condução todo-o-terreno. Uma memória flash de 64GB, um drive de DVD também e um hotspot wi-fi WLAN também estão disponíveis como opcionais.