A Skoda está ao ataque no que diz respeito aos SUVs e acaba de lançar um novo modelo que vem substituir o Yeti. O Karoq chega ao mercado europeu na segunda metade de 2017 para competir com modelos como o Nissan Qashqai. Em Portugal o novo SUV só chega no início de 2018.
A origem do nome Karoq
Se
Kodiaq já era um nome estranho então que dizer do nome do novo SUV da
Skoda: Karoq. Ka...quê? Sim Karoq. Mas existe uma boa explicação para este nome. Depois de darem o nome de uma ilha do Alasca ao
Kodiaq a
Skoda foi investigar um pouco mais sobre a população indígena Alutiiq. O resultado é a combinação de 'KAA’RAQ' que significa carro e 'RUQ' a palavra usada para seta, que faz parte do logótipo da
Skoda.
As bases do novo Karoq
Apesar de ter um design totalmente concebido pela marca da República Checa, o novo
Skoda Karoq partilha a plataforma MQB, peças e tecnologia com outros modelos do Grupo
Volkswagen, o
Seat Ateca e o
Volkswagen Tiguan.
Algumas das linhas do Karoq são rapidamente reconhecíveis do Kodiaq, no qual o SUV compacto retira clara inspiração de forma a dar alguma continuidade à nova gama SUV da
Skoda. Ainda assim, o Karoq não deixa de ter a sua própria “personalidade”, quanto mais não seja pela adaptação do design do
Kodiaq às dimensões mais compactas.
O SUV compacto tem 4382mm de comprimento, 1841mm de largura e 1605mm de altura. Graças a uma distância entre eixos de 2638mm o Karoq vai poder proporcionar aos passageiros uma viagem muito mais confortável e espaçosa. A capacidade de carga é uma das características dos modelos
Skoda e neste caso o novo SUV tem um volume de bagageira de 521l que pode ser aumentado para 1630l com os bancos traseiros rebatidos. Além disso o sistema VarioFlex também permite retirar facilmente os bancos traseiros o que ainda permite um acréscimo de 180l de espaço (1810l).
Gama de motores composta por cinco opções
A
Skoda vai colocar à disposição dos cliente cinco motorizações distintas: duas a gasolina e três a diesel. Quatro destes motores fazem a sua estreia na gama da marca checa.
Do lado da gasolina a gama vai contar com o motor três cilindros 1.0 TSI com 115cv e 175Nm e com o 1.5 TSI de 150cv e 250Nm que com conta com a tecnologia de desactivação de cilindros. Quanto aos motores a gasóleo o Karoq vai poder ser equipado com os motores 1.6 TDI de 115cv e 250Nm, 2.0 TDI de 150cv e 340Nm e o 2.0 TDi de 190cv e 400Nm.
À excepção da versão topo de gama 2.0 TDI de 190cv, todas as versões do Karoq vão ser oferecidas com tração dianteira e caixa manual de seis velocidades. No entanto o SUV pode também ser equipado com uma caixa pilotada DSG7 de dupla embraiagem e sete velocidades e sistema de tração integral, que vêm de série com o 2.0 TDI.