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Tecnologia de cerâmica da Fórmula 1 a caminho das estradas

Revestimento de cerâmica reduz a temperatura das superfícies quando sujeitas a temperaturas elevadas

 
 
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O material é aplicado em forma de pó de cerâmica e depois fundido graças uma chama de plasma

A Zircotec, fabricante de compósito cerâmico tem vindo a fornecer as equipas de Fórmula 1 e protótipos há alguns anos, mas os seus materiais estão a começar a encontrar o caminho para os carros de estrada, garantidamente os mais caros. O material de cerâmica a que a empresa chama ThermoHold passou das pistas para o Aston MartinAston MartinAston MartinReino Unido, 1914 > presente62 modelos
1872 fotografias
24 vídeos
One-77One-77Aston Martin One-77Reino Unido, 2009 > 20125 fotografias
.

O ThermoHold pode ser utilizado para revestir qualquer material que necessite de suportar temperaturas elevadas. É aplicado sob a forma de pó à peça e adere depois de um jato de plasma a 12000°C fundir o pó num revestimento que tem 0,4 milímetros de espessura. É preciso tanta energia para criar o arco de plasma, que a Zircotec tem a sua própria sub-estação elétrica. Uma vez aplicado pode reduzir a temperatura da superfície até 125˚C.

Um dos principais sucessos destes materiais foi nos difusores da Fórmula 1, onde os gases de escape foram utilizados como benefício aerodinâmico. No One-77 esta tecnologia foi utilizada nas entradas de ar do difusor e do motor.

A empresa também forneceu o ThermoHold à KoenigseggKoenigseggKoenigseggSuécia, 1994 > presente6 modelos
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, ao Ariel Atom V8Atom V8 RoadAriel Atom V8 RoadReino Unido, 2008 > presente3 fotografias
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, ao Aston Martin DBSDBSAston Martin DBSReino Unido, 2007 > presente7 fotografias
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e à LamborghiniLamborghiniLamborghiniItália, 1963 > presente32 modelos
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. Pelo facto da Zircotec ser proprietária desta tecnologia, as marcas ou as equipas de automobilismo precisam de enviar as peças que querem que sejam revestidas.

"Os compósitos são muitas vezes inadequados em ambientes de elevada temperatura. Tradicionalmente isto faz com que as fabricantes de veículos optem por materiais mais conservadores que agregam peso ou que dependem de escudos de calor volumosos que, em última análise penalizam o desempenho", refere o diretor operacional da Zircotec, Terry Graham.

Enciclopédia
Aston MartinAston Martin
One-77One-77
One-77One-77
Motor
V 12
Cilindrada
446 cu in
Velocidade Máxima
220 mph
Transmissão
6, Semi-automática
Potência máxima
760 cv
Carroçaria
Coupé
Combustível
Gasolina
Consumo de combustível (combinado)
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

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