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A Zircotec, fabricante de compósito cerâmico tem vindo a fornecer as equipas de Fórmula 1 e protótipos há alguns anos, mas os seus materiais estão a começar a encontrar o caminho para os carros de estrada, garantidamente os mais caros. O material de cerâmica a que a empresa chama ThermoHold passou das pistas para o Aston MartinAston MartinReino Unido, 1914 > presente62 modelos
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One-77Aston Martin One-77Reino Unido, 2009 > 20125 fotografias
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O ThermoHold pode ser utilizado para revestir qualquer material que necessite de suportar temperaturas elevadas. É aplicado sob a forma de pó à peça e adere depois de um jato de plasma a 12000°C fundir o pó num revestimento que tem 0,4 milímetros de espessura. É preciso tanta energia para criar o arco de plasma, que a Zircotec tem a sua própria sub-estação elétrica. Uma vez aplicado pode reduzir a temperatura da superfície até 125˚C.
Um dos principais sucessos destes materiais foi nos difusores da Fórmula 1, onde os gases de escape foram utilizados como benefício aerodinâmico. No One-77 esta tecnologia foi utilizada nas entradas de ar do difusor e do motor.
A empresa também forneceu o ThermoHold à KoenigseggKoenigseggSuécia, 1994 > presente6 modelos
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, ao Ariel Atom V8Ariel Atom V8 RoadReino Unido, 2008 > presente3 fotografias
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, ao Aston Martin DBSAston Martin DBSReino Unido, 2007 > presente7 fotografias
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e à LamborghiniLamborghiniItália, 1963 > presente32 modelos
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. Pelo facto da Zircotec ser proprietária desta tecnologia, as marcas ou as equipas de automobilismo precisam de enviar as peças que querem que sejam revestidas.
"Os compósitos são muitas vezes inadequados em ambientes de elevada temperatura. Tradicionalmente isto faz com que as fabricantes de veículos optem por materiais mais conservadores que agregam peso ou que dependem de escudos de calor volumosos que, em última análise penalizam o desempenho", refere o diretor operacional da Zircotec, Terry Graham.
EnciclopédiaAston MartinOne-77One-77 | Motor V 12 Cilindrada 446 cu in Velocidade Máxima 220 mph Transmissão 6, Semi-automática Potência máxima 760 cv Carroçaria Coupé Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |