Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Jacques Villeneuve teve a 8 de maio a oportunidade de uma vida de conduzir o mesmo Ferrari 312 T4 de 1979Ferrari 312 T4Itália, 1979 > 19792 fotografias
1 video
com que o pai Gilles Villeneuve ficou em segundo lugar no Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Esta oportunidade assinala o 30º aniversário da morte de Gilles durante a qualificação para o Grande Prémio da Bélgica em 1982. Também fez parte do programa uma conversa sobre a vida de Villeneuve com o filho, Felipe Massa, Fernando Alonso, Luca di Montezemolo e funcionários da Ferrari durante a carreira de Villeneuve como piloto.
Villeneuve saiu para a pista de testes da FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos
de Fiorano e o carro que conduziu era o mesmo chassis com que o pai alcançou três vitórias e ficou em segundo lugar no campeonato em 1979. A mulher, Joann e a filha, Melanie, também estiveram no circuito para assistir às voltas.
"Gilles deu ao público o que eles queriam. Ele não se importava com o campeonato, só queria correr uma prova de cada vez", disse di Montezemolo.
Parte da celebração de Villeneuve envolveu uma mesa redonda organizada pelo jornalista desportivo Pino Allievi na qual foi relembrado Villeneuve e a sua passagem pela Ferrari. O presidente da Ferrari Luca di Montezemolo, o vice-presidente da marca Piero Ferrari, Fernando Alonso, Felipe Massa, o Diretor-Geral da Ferrari Amadeo Felisa e o engenheiro Mauro Forghieri participaram da discussão.
"A família toda sempre foi às corridas e vivíamos na autocaravana...era muito melhor do que ir para a escola! A maioria das lembranças que tenho são dos circuitos, onde ficava sentado a assistir às corridas. Por isso, 90 por cento do que eu me lembro do meu pai é dele como piloto, de que não estava em casa muitas vezes, sempre de saída e se ele não estava num carro, então estava num helicóptero ou num avião. Mas isso parecia-me normal, ele era meu pai ", disse Jacques Villeneuve
Gilles Villeneuve pilotou pela Ferrari entre 1977 e 1982. Ele não marcou nenhum ponto em três corridas em 1977, foi o nono na classificação geral em 1978, segundo em 1979, 12º em 1980, depois de oito abandonos e uma desqualificação no Grande Prémio Caesars Palace em 1981. Villeneuve desistiu nas duas primeiras corridas da temporada de 1982 e foi desclassificado na terceira, no Grande Prémio dos EUA Oeste, apesar de ter terminado em terceiro. Ficou em segundo lugar no Grande Prémio de San Marino e faleceu durante a qualificação para a quinta prova na Bélgica.
"Ele não participava no Campeonato do Mundo, ele simplesmente correu em cada corrida e era isso que significava para ele. Competiu com um chassis desenvolvido à pressa, porque na época, só éramos 162, incluindo o Commendatore Ferrari e nós não tínhamos tempo para desenvolver carros novos. Estes carros eram muito exigentes fisicamente de conduzir e hoje, seria impensável correr com eles", disse Mauro Forghieri que foi diretor técnico da Ferrari durante o tempo de Villeneuve.
EnciclopédiaFerrari312 T4 | Motor V 12 (180º vee) Cilindrada 183 cu in Velocidade Máxima -- Transmissão 5, Manual Potência máxima 515 cv @ 12300 rpm Carroçaria Monolugar Combustível Gasolina Consumo de combustível (combinado) -- | preço -- custo de manutenção anual -- |