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Volvo Amazon Estate completa 50 anos, o último dos Volvos antiquados

 
 
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Volvo Amazon Estate completa 50 anos, o último dos Volvos antiquados

A 15 de fevereiro, há 50 anos Volvo lançava a Amazon Estate (carrinha) no Salão Automóvel de Estocolmo e, sem saber, anunciou o fim de sua linguagem de design do pós-guerra. A Volvo lançou o sedan Amazon em 1956, mas prolongou até 1962 o lançamento da versão carrinha para o mercado.

"A carrinha é um novo modelo Volvo, para o qual os componentes existentes do Amazon foram utilizados até ao maior grau possível. O resultado é um automóvel de passageiros rápido e espaçoso, com uma capacidade de carga muito boa. Quatro portas e um porta-bagagens dividido melhora o caráter positivo, assim como o design, a qualidade, o comportamento em estrada e a economia global. O objetivo foi criar um carro familiar espaçoso para as necessidades de viagens de longa distância e de lazer ", dizia o comunicado de imprensa original quando o Amazon Estate foi lançado .

O carro foi projetado para ser funcional e familiar. Quando foi lançado o Amazon custava o equivalente a atuais 16.000 coroas suecas, o que equivale a 23.826 dólares ou 18.217€. Os bancos traseiros podiam ser rebatidos para dar espaço suficiente para dormir ou para aumentar o espaço de carga de forma significativa. A porta traseira foi dividida em duas secções horizontais: a secção inferior dobrava para baixo e a secção de topo dobrava para cima. Isso dava ao carro uma grande abertura para carregar carga, um extra para tornar as coisas ainda mais fáceis.

O Amazon vinha equipado com um motor de quatro cilindros de 75cv que lhe oferecia uma velocidade máxima de 140 km/h. Uma versão de carburador duplo S chegaria mais tarde com 85cv.

A Volvo também trabalhou para tornar o Amazon Estate um modelo barato de produzir. Para isso foram utilizadas as mesmas portas e o chassis do sedan Amazon, mas foi-lhe acrescentado um reforço a meio do telhado para tornar a carroçaria mais sólida. A suspensão traseira teve de ser modificada para a área de carga ficar mais baixa.

O design exterior permaneceu basicamente o mesmo para além das mudanças nos acabamento ao longo da sua produção. No entanto, a Volvo fez upgrades de desempenho constantes no Amazon Estate. Travões de disco dianteiros substituíram os tambores em 1964; os bancos também foram melhorados em 64; um volante desmontável e um motor mais potente de 115cv chegou em 1968; a Volvo adicionou um motor maior de 2.0 litros de quatro cilindros de 103cv em 1969.

Entre 1962 e 1969, a Volvo produziu 73,220 Amazon Estates. O sedan permaneceu em produção até 1970. A Volvo lançou o sucessor do Amazonas, a série 140, em 1966, mas a versão estate do modelo, o 145, só foi lançada em 1968. Isso significa que durante um breve período, entre 1968 e 1969, a Volvo tinha três tamanhos de carrinhas para oferecer: o Amazon, a pouco maior, mas muito mais antiga Duett e novinho em folha e maior, o 145.

A série 140 inaugurou a linguagem de estilo Volvo, que durou até à série 900  que terminou em 1998. O Amazon é o ponto onde os Volvos da série PV do pós guerra terminam e onde começa o seu novo design. Enquanto que os motores da Volvo permaneceram praticamente os mesmos ao longo dos anos seguintes, este é o ponto onde o design da Volvo diverge.

 
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