Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

notícias

2014-08-27 10:55:03

Volvo revela o novo XC90

Novo modelo marca o arranque de uma nova fase da marca sueca

 
 
Slideshow
Ao longo dos últimos três anos a Volvo gastou 8.34 mil milhões de euros no desenvolvimento do novo XC90

A VolvoVolvoVolvoSuécia, 1927 > presente49 modelos
4535 fotografias
6 vídeos
revelou finalmente a segunda geração do Volvo XC90XC90 Gen.2Volvo XC90 Gen.2Suécia, 2014 > presente23 versões
45 fotografias
. O novo modelo marca o início de uma nova era na marca sueca, depois da aquisição por parte da GeelyGeelyGeelyChina, 1986 > presente5 modelos
6 fotografias
, com a estreia de uma nova arquitetura modular que será estendida a futuros modelos da marca.

Ao longo dos últimos três anos, a Volvo gastou 8.34 mil milhões de euros no desenvolvimento do novo XC90, modelo que dará o mote em termos de tecnologia e design neste novo capítulo da marca sueca.

O novo XC90 é baseado na avançada plataforma Scalable Platform Architecture da Volvo (SPA) e vai estar equipado com a nova família de motores Drive-E, que já foram lançados em vários modelos da marca.

"A SPA permitiu-nos criar o primeiro SUV do mundo sem compromissos", referiu Peter Mertens, vice-presidente sénior de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo. "Temos uma sensação de comando, espaço interior generoso e capacidade flexível combinada com a agilidade e conforto suave de um carro muito mais pequeno e mais baixo."

A versão topo de gama do novo XC90 vai receber o novo emblema T8. De acordo com a Volvo vai ser um veículo elétrico plug-in, um carro híbrido e um carro de alta performance num só. Vai estar equipado com um motor de quatro cilindros turbo e supercharged de 2,0-litros a gasolina turbo para ativar as rodas dianteiras e um motor elétrico de 80cv para as rodas traseiras. Em conjunto estes motores atingem uma potência de cerca de 400cv e 640Nm de binário.

O XC90 D5 deverá ser a versão mais popular no mercado europeu, com 245cv e tração às quatro rodas.

O arranque de uma nova linguagem de design

O XC90 marca igualmente o arranque de uma nova fase de design da Volvo, da autoria do antigo designer do Grupo Volkswagen, Thomas Ingenlath.

Uma das principais novidades é a grelha com o novo emblema mais proeminente. Os faróis diurnos LED “Martelo de Thor” em forma de T são outra das novidades do novo modelo e vão ser adoptados por todos os futuros modelos da marca.

O próximo modelo da Volvo a receber esta nova imagem será o envelhecido S80S80Volvo S80Suécia, 1998 > presente2 gerações
170 versões
212 fotografias
que deverá ser inspirado no Volvo Concept CoupéConcept CoupéVolvo Concept CoupéSuécia, 2014 > 2014 e dará mais um passo em direção à nova imagem de design da marca.

A aposta no luxo

No que toca ao interior a Volvo apostou no minimalismo nórdico e na funcionalidade aliada à sofisticação e conforto.

Os destaques interiores incluem um novo ecrã touch montado no centro do tablier com as funcionalidades organizadas em caixas, com opções de navegação no topo, seguido de meios de comunicação e telefone. O XC90 inclui um novo sistema de navegação baseado em tecnologia “cloud” fornecido pela Ericsson.

Outros serviços “cloud” incluem a internet, rádio, streaming de música e aplicações para encontrar e pagar o estacionamento. O XC90 também pode utilizar os sistemas Apple CarPlay e Auto Android para sincronizar smartphones.

A cabine inclui também uma nova manete de velocidades em vidro de cristal e com botões start-stop e de controlo de volume aúdio com acabamento de corte de diamante.

O novo XC90 incorpora ainda um novo sistema de áudio topo de gama concebido pela Bowers & Wilkins. O amplificador 'D classe' de 1400W e os 19 alti-falantes foram integrados na carroçaria do carro, permitindo tornar todo o espaço interior em um subwoofer gigante.

Tecnologia de segurança

De acordo com a Volvo, a segunda geração do XC90 oferece o pacote de segurança de série mais abrangente e tecnologicamente sofisticado disponível na indústria automóvel. Duas tecnologias fazem a sua estreia mundial: o pacote de proteção de saída de estrada e a travagem automática em cruzamentos.

Segundo Mertens, "As novas tecnologias levam-nos um passo significativo adiante na nossa visão de que ninguém morra ou fique gravemente ferido num novo carro Volvo a partir de 2020"

Além disso, o XC90 dá os primeiros passos no que diz respeito à condução autónoma. O novo SUV está equipado com uma nova função que segue automaticamente o veículo que circula à frenta da viatura em situação de trânsito “pára-arranca”.

Edição limitada First Edition

Para assinalar o lançamento do novo XC90 a Volvo decidiu avançar com uma edição limitada. Apenas 1927 unidades numeradas serão produzidas, um número que pretende assinalar o ano de fundação da empresa. A série limitada First Edition vai estar apenas à venda online.

Vão ser disponibilizadas duas motorizações para a série First EditionXC90 T6 First EditionVolvo XC90 T6 First EditionSuécia, 2015 > presente, ambas baseadas nos novos motores de 2.0-litros Drive-E. A primeira vai estar equipada com a versão T6 a gasolina com 320cv e a segunda com o motor diesel twin-turbo D5 de 225cv. Ambos os motores serão combinados com uma caixa automática de oito velocidades.

O novo XC90 vai ser apresentado oficialmente no Salão Automóvel de Paris e as primeiras entregas do modelo estão marcadas para maio de 2015.

Enciclopédia
VolvoVolvo
XC90XC90

0 comentários

Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Salão Automóvel de ParisTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar