A Williams tornou-se na primeira equipa a desvendar o design do seu carro para a temporada de 2017 de Fórmula 1. O FW40 celebra o 40º aniversário da equipa na modalidade. Para 2017 os carros de Fórmula 1 voltam a sofrer várias modificações que resultam de uma série de novas regras adotadas para a nova temporada.
Principais alterações de design no Williams FW40
Embora a
Williams tenha apresentando o
FW40 como o novo design para a temporada 2017, o carro final só vai ser mostrado no dia 25 de fevereiro., apenas dois dias antes do início dos testes de pré-temporada em Barcelona.
As primeiras imagens reveladas à imprensa mostram mudanças que já tinham sido vislumbradas no carro dos testes da Pirelli, da Ferrari. A alteração mais significativa é na asa traseira redesenhada. Num regresso à temporada de 2014, o novo
FW40 adotou uma frente com um design com uma ponta de polegar na extremidade.
Os pilotos da Williams em 2017
Em 2017 a
Williams vai apadrinhar a estreia do piloto canadiano Lance Stroll e vai contar com a colaboração de Felipe Massa ao volante do
FW40. O piloto brasileiro voltou mesmo atrás com a sua decisão de se reformar da F1 depois de Valtteri Bottas ter deixado a equipa para assinar um contrato com a Mercedes.
História da Williams na Fórmula 1
Com 40 anos de Fórmula 1, a
Williams é uma das equipas mais antigas e respeitadas no paddock. Desde 1968, quando se estreou no Grande Prémio da Argentina, a equipa entrou em 642 corridas e ganhou 114. A equipa britânica conquistou o Campeonato do Mundo de Pilotos em sete ocasiões e levou para casa o título de Construtores por nove vezes.
Em 2016 a
Williams terminou o campeonato de construtores na quinta posição com um total de 138 pontos. O melhor resultado em prova da equipa foi o terceiro lugar de Valtteri Bottas no Grande Prémio do Canadá.
Na classificação do mundial de pilotos Valtteri Bottas foi o melhor dos dois pilotos da
Williams em 2016. O finlandês terminou o campeonato na oitava posição. Felipe Massa ficou em 11º lugar.