Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Gordon Murray está no panteão dos grandes designers automóveis dos últimos 50 anos. Depois de começar a sua carreira a conceber carros de Fórmula 1, Murray chegou à liderança da equipa de design do McLaren F1McLaren F1Reino Unido, 1992 > 19986 versões
21 fotografias
. O seu mais recente trabalho é um carro citadino protótipo chamado MOTIV.e que foi apresentado pela YamahaYamahaJapão, 1955 > presente1 modelo
18 fotografias
no Salão Automóvel de Tóquio.
O carro é feito principalmente de materiais compósitos para manter o carro leve e seguro. Foi construído sobre uma estrutura de aço com painéis compostos que formam a célula de segurança e um exterior de plástico. A suspensão é independente nas quatro extremidades do carro e mantém baixo o peso não suspenso.
A potência vem de um motor elétrico com 34cv e uma bateria de iões de lítio de 8.8kWh. O carro utiliza uma transmissão de velocidade única com a potência direcionada para as rodas traseiras. O MOTIV.e tem uma autonomia estimada de 160km.
De acordo com Murray, as motas da Yamaha inspiraram a forma do protótipo, mas as semelhanças são difíceis de encontrar. O MOTIV.e tem uma frente robusta com uma grelha estreita ao longo dos faróis envolventes colocados na parte superior. De perfil, existem linhas marcadas que surgem dos faróis e dos arcos das rodas tanto na frente como na traseira e que se estendem até ao centro do carro. Isto dá ao veículo um visual lateral dinâmico e ágil. Na traseira, o carro tem um spoiler traseiro integrado e faróis traseiros incorporados no vidro.
O interior é espartano até ao limite. Não existe uma manete de velocidades à vista ou outra coisa qualquer entre o condutor e o passageiro. Só existe um ecrã de instrumentos atrás do volante. Claramente não há muito mais a fazer no carro para além de conduzir.
EnciclopédiaYamaha |