Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O Nissan Townpod foi um protótipo apresentado pela marca japonesa no Salão Automóvel de Paris em 2010.
O Townpod foi desenvolvido com enfoque na versatilidade, de modo a que se pudesse adaptar facilmente as diferentes necessidades.
Com o protótipo Townpod a Nissan quer oferecer aos clientes a possibilidade de escolher as especificações do interior do seu veículo usando acessórios dos proprietários, bem como de terceiros. A ideia é que toda a gente adapte o carro às suas necessidades individuais. Por exemplo, um músico que queira transportar o seu equipamento entre espetáculos, uma empresa a distribuir os seus produtos ou um arquiteto levar os desenhos a um cliente.
De acordo com o Departamento de Exploração e Planeamento da Nissan, François Bancon, "Só eles sabem o que é essencial nas suas vidas, por isso é lógico que eles devam ser os que determinam a especificação final dos seus carros. Para eles, uma solução standard não é suficiente e as pessoas mais bem equipadas para personalizar os seus carros são eles próprios. O que é mais revelador é que os utilizadores do Nissan Townpod não gostam de estereótipos ou símbolos de status. Para eles, o objetivo final é não ter status".
Em termos de design, o Townpod apresenta vários elementos visuais familiares de diferentes carros da Nissan. O protótipo é alimentado pela mesma tecnologia de zero emissões utilizado no LEAF, com os pontos de carregamento localizados no nariz atrás de uma tampa de retracção automática. O ponto de carregamento é cercado por uma tinta azul elétrica que reflete a pintura do carro em "Stratosphere White". A mesma tinta azul elétrico é utilizada noutros detalhes como puxadores, número de matrícula, os raios das jantes de liga leve e dentro dos faróis. Estes elementos acabam por mostrar que o carro é definitivamente um veículo elétrico.
Graças à posição inovadora dos faróis, o Townpod recebe uma linha de capot que pode lembrar o Nissan Z, que termina num visor semelhante a uma envolvente de vidro azulado, que se assemelha ao Nissan Cube.
Atrás, as portas traseiras divididas conferem ao Townpod uma aparência semelhante a um furgão. A traseira tem faróis traseiros à direita, a placa da matrícula à esquerda, e um puxador da porta traseira colocado numa superfície côncava.
De acordo com a Nissan, "As luzes traseiras são projetados para refletir a luz como jóias cortadas quando não estão a ser usadas, e para cintilar ao invés de simplesmente brilhar quando iluminadas". Graças às dobradiças inovadoras, as portas traseiras deslizam, permitindo que sejam abertas em locais apertados e dobrar-se para o lado do carro, a fim de não obstruir o trânsito ou passagem de peões.
O Townpod também dispõe de um teto solar, diretamente acima da área de carga, o que lhe permite transportar objetos mais altos.
Ainda que tenha um design interior muito utilitário, a Nissan não abdicou de lhe dar uma aparência elegante. É oferecido ao condutor um volante futurista e dois manípulos para operar as luzes e a escova do pára-brisas. O painel com as suas linhas fluidas foi esvaziado de interruptores mecânicos e a condução para a frente e para trás é selecionada através de um joystick simples localizado no lado direito da base do banco do condutor.
top
Nissan
Durante a 2ª Guerra Mundial as fábricas da Nissan dedicaram-se à produção de equipamento para o exército japonês, um importante motor para se tornar numa das mais importantes marcas japonesas. Em 1966 a Nissan fundiu-se com a também japonesa Prince Motor Company, trazendo a Nissan para uma posição mais forte no mercado. Em 1989 a Nissan lan&cce... mais