Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
Podes fazer o login da tua conta ou criar uma nova conta.
O Renault R.S. 01 é um carro de competição com uma imagem radical e um elevado desempenho com assinatura da Renault Sport.
Design
As formas do R.S. 01, incluindo os mais pequenos detalhes foram criados para responder a dois objetivos: tornar o Renault Sport R.S. 01 num ícone da marca Renault e obter o melhor desempenho em pista, através da procura da maior eficácia aerodinâmica.
Tal como todos os modelos Renault desenhados sob a direcção de Laurens van den Acker, o Renault Sport R.S. 01 possui um proeminente losango que domina a face dianteira do veículo. Com uma largura de 2000 mm, para 1116 mm de altura, a frente é reforçada pelos faróis de circulação diurna LED, que se prolongam ao longo das aberturas de arrefecimento dos travões.
A grelha frontal transporta o ar através do chassis até aos dois radiadores de água e é expelido pelos dois extratores colocados sobre o capot. Este fluxo de ar permite aumentar o apoio do automóvel na dianteira. A lâmina do splitter inferior e o fundo plano completam o dispositivo aerodinâmico na dianteira. As duas aletas situadas em cada um dos lados do pára-choques geram vórtices que limitam a turbulência gerada pela rotação das rodas.
O ar canalizado pelo splitter inferior passa através dos extratores posicionados atrás das rodas dianteiras e segue ao longo das portas, alimentando assim os permutadores de temperatura, o que permite o arrefecimento dos turbocompressores.
Para além do aileron regulável, o difusor traseiro ajuda a aumentar a aderência do Renault Sport R.S. 01 à pista. Este dispositivo tem a grande vantagem de não provocar arrasto e, por isso mesmo, não penalizar a velocidade máxima. A traseira do Renault Sport R.S. 01 fica ainda marcada pela dupla saída de escape e pelos faróis de LED que se prolongam a toda a largura do automóvel.
Performance
O R.S. 01 está equipado com um motor V6 3.8L biturbo desenvolvido pela Nismo, com origem no Nissan GT-R. A pressão do turbo foi adaptada para obter uma potência superior a 500cv e um binário máximo de mais de 600 Nm. Com estas performances o Renault Sport R.S. 01 posiciona-se entre os GT3 e os modelos do DTM. O motor foi combinado com uma caixa de velocidades de 7 velocidades fornecida pela Sadev. Os comandos sequenciais são activados pelas patilhas no volante e geridos por um activador XAP eletromagnético.
Chassis
Tal como para a Fórmula Renault 3.5, a Italiana Dallara foi encarregada dos estudos e do fabrico do chassis. A estrutura que integra o reservatório de combustível de 150 litros recebe um roll-bar em aço. Na dianteira, a estrutura deformável absorve a energia em caso de choque, ao mesmo tempo que o seu design torna mais eficaz a aerodinâmica do automóvel. Todo o conjunto foi concebido para proporcionar um elevado nível de segurança e respeitar as normas FIA LMP1 2014.
top
Renault
A Renault foi fundada em 1898 por Louis Renault, pelos seus irmãos Marcel e Fernand e pelos seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer. A empresa foi criada em Boulogne-Billancourt, local onde ainda hoje continua sedeada. O primeiro carro lançado pela marca foi Renault Voiturette 1CV, em 1898. Depois da 2ª Guerra Mundial, em que a Renault forneceu a Alemanha Nazi, com o final da guerra Louis Renault fo... mais