Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Carros Elétricos

Fiat 500e não será vendido na Europa

A versão elétrica do icónico 500 deverá ser vendido apenas costa oeste dos EUA

O Fiat 500e não vai chegar ao mercado europeu

Está a surgir uma tendência interessante no mercado dos carros elétricos. As marcas estão a optar por não oferecer os seus modelos elétricos na Europa ou até mesmo em grande parte dos EUA. A ChevroletChevroletChevroletEstados Unidos da América, 1911 > presente82 modelos
3556 fotografias
7 vídeos
, a FiatFiatFiatItália, 1899 > presente159 modelos
4864 fotografias
35 vídeos
e de certa forma a ScionScionScionJapão, 2002 > presente9 modelos
174 fotografias
decidiram oferecer exclusivamente os seus carros elétricos na costa oeste dos EUA.

A marca mais recente a restringir os seus carros elétricos à costa oeste foi a Fiat com o 500e500eFiat 500eItália, 2013 > presente2 fotografias
. A marca italiana diz que não tem planos para lançar a versão elétrica na Europa. O 500e vai ser lançado na Califórnia no segundo trimestre de 2013 por cerca de 35 mil dólares (cerca de 27 mil euros), com uma autonomia de cerca de 160km.

A Chevrolet revelou hoje que o Spark EVSpark EVChevrolet Spark EVEstados Unidos da América, 2013 > presente4 fotografias
será vendido na Califórnia, no Oregon e em algumas regiões do Canadá, mas não foi revelada uma data de quando estará disponível no resto do país.

A ToyotaToyotaToyotaJapão, 1937 > presente155 modelos
4570 fotografias
10 vídeos
/Scion vai vender o iQ elétricoiQ EVToyota iQ EVJapão, 2012 > presente4 fotografias
apenas na Califórnia. Com o Rav4 EVRav4 EVToyota Rav4 EVJapão, 2013 > presente5 fotografias
1 video
acontecerá da mesma maneira.

Parte da justificação são os custos. Tanto a Toyota como a Fiat têm dito que estão a perder dinheiro com os seus carros elétricos compactos. No caso da Fiat, o prejuízo é entre cerca de 6200 euros e os 7800 euros por carro.

Os carros elétricos puros representam apenas cerca de 0,22% do mercado de automóveis nos EUA, com vendas em torno de 26.000 carros por ano. A Califórnia é responsável por cerca de 2.600 dessas vendas anuais.

Saiba mais sobre os carros elétricos à venda no mercado português:

Carros que nos eletrificam ...

... Com zero emissões e custos de funcionamento reduzidos. Mas e a ansiedade de autonomia? Poderá alguém superar esta preocupação? E será que oferecem um valor decente pelo seu preço elevado?

A nossa lista apresenta uma visão geral dos veículos elétricos atualmente no mercado, bem como as novidades do futuro.

Renault Twizy - 6,990€

O Twizy destaca-se graças à sua aparência pouco comum e preço acessível. Apesar das suas pequenas dimensões, o Twizy apresenta uma aceleração no trânsito urbano comparável à de uma scooter. O mini elétrico debita uma potência de 20cv. A bateria de iões de lítio é carregada em três horas e meia e oferece uma autonomia de 100 km. Um passo ousada da Renault e um produto de nicho.

Renault Zoe - 20.000€

O Zoe chega no final de 2012. Os preços para Portugal ainda não foram anunciados, mas devem começar acima dos 20.000. A autonomia é de 210 km, mas com o frio pode reduzir para 100 km. Uma desvantagem é o pagamento do aluguer da bateria de €79 por mês durante 3 anos. A bateria é recarregada num máximo de 9 horas. O carregamento rápido de 22kW dura apenas 1 hora.

smart coupé Electric Drive - 24.500€

Na terceira posição no que toca ao preço está o smart EV com os seus 74cv e uma velocidade máxima de 120 km/h. A bateria dura sete horas e a autonomia é de 145 km. Tendo em conta que o smart é realmente um carro citadino, parece-nos que poderá fazer muitos quilómetros com ele. Mas ai ai: o elétrico é cerca de 2 vezes mais caro do que a versão base da gama!

Renault Fluence ZE - 26,600€

A Renault está a criar uma reputação como pioneira na mobilidade elétrica e oferece VEs que funcionam para famílias e empresas. O Fluence ZE atinge uma velocidade máxima de 135 km/h e tem uma autonomia de cerca de 180 km. O preço abaixo dos 30.000 parece tentador, mas faz as contas: tal como com o Zoe ainda tens que pagar 79€ por mês pela bateria!

Renault Kangoo ZE - 27,060€

Com uma capacidade de carga de 1300 litros e zero litros de consumo de gasolina, a carrinha Kangoo ZE parece uma boa opção para as empresas que têm os seus clientes num perímetro de 170 km. Tal como acontece com o Fluence ZE a bateria não está incluída no preço e deve ser alugada por um custo mensal. Será que compensa? Não estamos convencidos.

Mitsubishi i-MiEV - 35,250€

Mais acima no segmento dos preços vem o i MiEV de cinco portas. De acordo com a Mitsubishi tem uma autonomia de 160 km e atinge os 130 km/h. O tempo de carregamento é de cerca de 14 horas a partir de uma fonte de alimentação de 110 volts e 30 minutos a partir de uma estação de carregamento rápido. Maior do que um smart e com a bateria incluída, esta parece ser uma opção mais oportuna.

Nissan Leaf - 35,850€

De seguida temos o Nissan Leaf, o primeiro carro livre de emissões do mundo a ser comercializado em massa. O Leaf é alimentado por um motor elétrico que obtém a sua energia de uma bateria de iõs de lítio de 24 kW-h que debita até 120 cv. Notável: O Nissan Leaf recebeu, como o primeiro veículo totalmente elétrico, uma classificação de segurança de cinco estrelas da NCAP.

Citroën C-Zero - 36,347€

O Citroën C-ZERO é o resultado de uma cooperação entre a Mitsubishi e a fabricante francesa. Tecnologicamente idêntico ao i-MiEV, o motor elétrico fornece 67cv, é alimentado por baterias de íões de lítio e tem uma velocidade máxima de 130 km/h, já a aceleração dos 0 aos 100 km/h acontece em 15 segundos. A autonomia do carro é de 130 km.

Peugeot iOn - 36,350 €

O iOn é outro modelo baseado no i-MiEV, alimentado por um motor elétrico com 67 cv que atinge uma velocidade máxima de 130 km/h. O iOn é alimentado por uma bateria de 16 kWh que fornece uma autonomia de 150 km. A recarga completa é feita em seis horas ao utilizar uma fonte doméstica de 220 V. A recarga rápida através de uma fonte de 380 V demora 15 minutos.

SLS AMG Electric Drive (2013) - 416,500€

O SLS AMG Coupé Electric Drive é um super desportivo e o mais potente veículo de alto desempenho AMG de todos os tempos. Quatro motores elétricos produzem uma potência total de 552 kW. O SLS elétrico acelera de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. Este sim é um carro elétrico verdadeiramente sexy!

 

 

Enciclopédia
FiatFiat
500 (moderno) Gen.1500 (moderno) Gen.1
500e500e
Motor
--
Tipo de Bateria
--
Velocidade Máxima
--
Transmissão
--
Potência máxima
--
Carroçaria
Hatchback
Combustível
Electricidade
Autonomia
--
preço
--
custo de manutenção anual
--

2 comentários

tsilva
O carro já não é propriamente barato por isso uma versão elétrica neste momento no mercado europeu ia ser um grande flop... A meu ver a Fiat está a ser inteligente nisto
28.11.2012 @ 10:44
Miguel_M
Não me admira nada...o mercado europeu não está favorável para a venda de carros elétricos. No momento mais adequado estes modelos serão tambem lançados na Europa
28.11.2012 @ 11:01
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Carros ElétricosTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsCultura AutomóvelSalão Automóvel de GenebraCarros HíbridosIndústria

artigos populares

Fiat 500e não será vendido na Europa
Fiat 500e não será vendido na EuropaChristopher Bruce - 2012.11.28

Enciclopédia

fechar