Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
© foto de formula e, licença: Atribuição
Para um campeonato que ainda nem sequer organizou uma corrida, a Formula E já anunciou que irá utilizar três carros diferentes para competir no último ano e meio, mas diz que o mais recente, o Spark-Renault SRT_01E, irá realmente percorrer o mundo ao longo de toda a temporada.
A Spark Racing Technology, uma empresa detida pela Formula E Holdings, desenvolveu o SRT_01E e a DallaraDallaraItália, 1972 > presente3 modelos
4 fotografias
vai produzi-los. A WilliamsWilliamsReino Unido, 1977 > presente37 modelos
255 fotografias
vai fornecer as baterias, a McLarenMcLarenReino Unido, 1963 > presente92 modelos
1883 fotografias
12 vídeos
o motor elétrico e todos os seus controlos e por fim a RenaultRenaultFrança, 1898 > presente189 modelos
6052 fotografias
17 vídeos
vai ajudar a otimizar tudo.
Os carros têm 268cv que estarão disponíveis na qualificação, mas na corrida os carros serão limitados a 178cv, com um sistema limitado de "push-to-pass" que oferece a potência máxima. Na potência máxima o SRT_01E consegue atingir 100 km/h em três segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. A limitação da potência tem como objetivo aumentar a autonomia do carro.
A Spark afirma que o carro foi concebido para fazer ultrapassagens mais facilmente e tem uma distância ao solo relativamente alta porque todos os circuitos serão citadinos.
Os carros têm um peso mínimo de 800kg, dos quais 200kg são das baterias.
"Nunca ninguém tinha desenvolvido um monolugar elétrico com este tipo de performance, fabricado em ciclos de produção curtos e desenvolvido de acordo com um prazo apertado. Tivemos em conta uma série de restrições, incluindo a massa, a segurança e térmica", referiu o Coordenador Formula E da Renault François Champod.
A Fórmula E terá dez equipas, com dois carros cada, a competirem em dez cidades na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Todas as equipas têm que usar o SRT_01E na primeira temporada, mas, no futuro, as equipas poderão construir os seus próprios carros.
As datas oficiais das corridas ainda não foram anunciadas, mas a primeira prova do campeonato deverá acontecer em setembro de 2014 e a última em junho de 2015. Já estão confirmadas as corridas em Londres, Berlim, Roma, Pequim, Bangkok, Putrajaya, Los Angeles, Miami, Rio de Janeiro e Buenos Aires.