Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Indianapolis, no estado do Indiana, vai tornar-se na primeira grande cidade dos EUA a mudar todos os veículos oficiais da cidade para veículos exclusivamente elétricos ou híbridos depois do Mayor da cidade, Greg Ballard, ter assinado um decreto na passada terça-feira 11 de dezembro a obrigar à mudança. O projeto estabeleceu um prazo até 2025. Além de mudar os veículos da cidade para motorizações elétricas, a cidade irá fornecer incentivos para que os limpa-neves, os camiões de bombeiros e outros veículos que prestam serviços na cidade mudem para combustíveis alternativos, incluindo gás natural comprimido.
"O modelo atual de energia nos transportes dos Estados Unidos, impulsionado pelo petróleo, representa um enorme custo financeiro e em termos de alavancagem estratégica. A nossa dependência do petróleo, em alguns casos coloca os frutos do nosso trabalho nas mãos de ditadores unidos contra o povo dos Estados Unidos", referiu Ballard durante o anúncio.
A mudança vai afetar 500 veículos não-policiais da cidade e estima-se que vá permitir economizar cerca de 7,6 milhões de euros por ano em custos de combustível. Os veículos híbridos e elétricos serão comprados quando o tempo de vida dos veículos atuais tiver sido esgotada. A cidade refere que compra uma média de 50 veículos por ano.
Indianapolis está a trabalhar com empresas de frotas de veículos para determinar que veículos e com que tecnologia elétrica iriam responder melhor às suas necessidades. A cidade já tem 200 carregadores de carros elétricos instalados e já existem planos para que este número aumente.
Enquanto que alguns pequenos municípios e aldeias têm feito a transição para veículos elétricos, Indianapolis será a primeira grande cidade a fazer essa transição. Indianapolis tem uma população de 829.718 habitantes e no censo de 2010 foi considerada a 12ª maior cidade da América.