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A Noruega tornou-se o símbolo de como fazer dos carros elétricos um sucesso. No entanto, o preço do sucesso tem sido incrivelmente alto. A Noruega paga subsídios anuais aos compradores de carros elétricos que seriam irrealistas em muitos países.
Os carros elétricos na Noruega representam 3% das vendas totais de automóveis. Isso pode parecer insignificante, mas é cerca de três vezes mais do que o resto da Europa. Para ter vendas relativamente altas, os clientes noruegueses de carros elétricos não têm que pagar as normais taxas automóveis, imposto sobre venda, imposto de circulação anual ou imposto de circulação em estradas com portagem. Também podem ter acesso a estacionamento público gratuito e são permitidos nas faixas de transportes públicos e táxis. Estas poupanças foram avaliadas em cerca de €6.738 por ano, mas este valor varia entre os veículos. Estes subsídios estão em vigor até 2017 mas podem ser renovados.
A Noruega também construiu uma rede de carregadores gratuitos de carros elétricos e vai construir mais 800 até 2017. Tal como a maior parte da energia do país, todos estes carregadores são abastecidos com eletricidade proveniente de energia hídrica.
Subsídios extremos como estes seriam, provavelmente, impraticáveis noutros lugares, especialmente em lugares como os EUA, onde a longa distância pode ser um fator, para além do preço. A Noruega também tem impostos sobre automóveis mais elevados do que praticamente qualquer outro lugar. Uma versão base do Golf é vendida pelo equivalente a €31.654, o que o coloca diretamente em competição com um Nissan Leaf por €32.000. Isto faz parte da razão pela qual as vendas foram tão competitivas. A Noruega alterou artificialmente os preços dos carros para tornar os carros elétricos mais apelativos.