Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Cultura Automóvel

A Rivalidade: Ferrari vs Lamborghini

 
 
Slideshow
A Rivalidade: Ferrari vs Lamborghini

Desde 2003 que a Ferrari tem uma luta entre mãos. A Lamborghini sempre ofereceu uma alternativa emocionante e por vezes desafiante aos puros-sangues de Enzo mas agora os barulhentos vizinhos italianos têm recursos para fazer um desafio concertado! Em 2003, o GallardoGallardoLamborghini GallardoItália, 2003 > 20054 fotografias
 foi lançado e foi dada à Lamborghini uma nova oportunidade de vida. Apesar do dinheiro ser proveniente de Wolfsburg, o Gallardo é inegavelmente um Lamborghini, com agressividade moderada combinada com linhas limpas, um sistema de quatro rodas motrizes que inspira confiança e um visceral V10 a juntar-se a tudo isso.

Vou fazer uma análise dos modelos "juniores" das duas marcas. Eles demonstram o progresso das duas e o refinamento da sua distinta essência. Será que o meu amor pelos carros de Maranello será posto em causa? 

 

Ferrari 360 Challenge Stradale VS Lamborghini Gallardo Superleggera

360 Challenge StradaleFerrari 360 Challenge Stradale
2003
219 cu in
425 cv @ 8500 rpm
186 mph
4.40s
vsLamborghini Gallardo Superleggera
2007
303 cu in
530 cv @ 8000 rpm
196 mph
3.80s
Gallardo Superleggera

Na semana passada eu incluí o Lamborghini Gallardo no meu Top 10 Italiano. Está lá com todo o mérito, na minha opinião, como um carro extremamente significativo sendo o principal concorrente natural da Ferrari. Infelizmente para a Lamborghini isso não significa que o primeiro Gallardo fosse um carro muito bom. Faltou algum refinamento no handling e quando se olhava por debaixo da superfície, eles não estavam tão bem montados como seria de esperar. A Ferrari mantinha-se atenta, mas nessa altura não ficou muito preocupada.

O Ferrari 360360 SpiderFerrari 360 SpiderItália, 2000 > 20054 fotografias
não é um carro que vá ficar na história como um dos grandes, mas o 360 Challenge Stradale vai. O carro base soava bem e andava decentemente, mas o Gallardo pulverizava os frágeis 405 cvs e o chassis era temperamental quando levado ao limite ou em tempo chuvoso. O Challenge Stradale, por outro lado, foi uma revelação. Foi lançado em 2004 com 430cv, também tinha sido sujeito a uma dieta rigorosa que lhe retirou 110 kg ao peso total. Estas mudanças podem não parecer significativas, mas de alguma forma elas eram superiores à soma das partes. Oito anos depois eu ainda quero um Stradale mas os preços no mercado de usados ​​refletem o carinho com que este carro é mantido e o prestigio de que goza.

À Lamborghini tinha sido demonstrado pela Ferrari e pela Porsche o que poderia ser feito através da remoção de algum amortecimento de som, aumento da potência e cortando alguns dos extras mais desnecessários da lista de opções. Em 2007, decidiram experimentar também. 10cv foram acrescentados para obter um total de 537cv e os engenheiros da Lamborghini reduziram o peso em 100 kg. O Superleggera era definitivamente mais arrojado do que o Gallardo base, que passou por um facelift e uma revisão mecânica no final de 2005, e estava espetacular. No entanto, para toda a brutalidade, faltou um pouco de tato e subtileza.

A questão é: dado que a Lamborghini tinha três anos a mais para desenvolver o Superleggera e com o Gallardo atualizado com uma maior linha de base para trabalhar, será que o Gallardo Superlegera era uma conquista maior do que o 360 Challenge Stradale? Não, penso que não. Continuo a desejar um 360 ​​Challenge Stradale, enquanto me lembro que estou um pouco decepcionado com o Superleggera cada vez que me sentava atrás do seu volante de alcantara.

Portanto, 1-0 para a Ferrari. 

 

Ferrari F430 F1 Scuderia VS Lamborghini Gallardo LP 570-4 Superleggera

430 ScuderiaFerrari 430 Scuderia
2007
263 cu in
510 cv @ 8500 rpm
199 mph
3.6s
vsLamborghini Gallardo LP 570-4 Superleggera
2010
318 cu in
570 cv @ 8000 rpm
202 mph
3.4s
Gallardo LP 570-4 Superleggera

O segundo round seria sempre emocionante quando se trata destes dois explosivos automóveis italianos leves e com características de pista. A Ferrari estava de volta com o peso-leve F430 antes da Lamborghini sequer ter dado descanso ao seu primeiro Gallardo Superleggera. A marca italiana lançou o 430 Scuderia no Salão de Frankfurt em 2007.

A segunda geração do Gallardo Superleggera era baseado no muito melhorado Gallardo LP560-4Gallardo LP560-4Lamborghini Gallardo LP560-4Itália, 2008 > presente4 fotografias
. O LP560-4 tinha 560cv e o Superleggera LP570-4 acrescentou mais dez para que, entretanto, o uso extensivo de fibra de carbono assegurasse que este seria o mais leve Lamborghini disponível. A boa notícia para a Lamborghini é que naquela altura o Gallardo base tinha sido melhorado de forma significtiva. Agora era tátil e sensível, com uma linda frente aguçada e um sistema de tração às quatro rodas muito mais agradável e menos intrusivo que mantinha o condutor longe de problemas mas sem interferir na experiência de condução. Além disso o Lamborghini tem um motor verdadeiramente especial. O V10 soa tanto a um complexo e refinado rugido como estridente, tudo num crescendo fabuloso. Este novo Superleggera era um verdadeiro concorrente para a coroa da Ferrari.

Felizmente para a Ferrari o carro que lançou foi igualmente muito especial. Se havia uma grande crítica que pudesse ser dirigida ao Challenge Stradale era a qualidade da condução, que, pelo menos, deixou algo a desejar nas estradas inglesas. Lembro-me de estar nas boxes em Silverstone com algumas pessoas que conheço. Eram 11:00 e eles estavam a competir na corrida anual de 24 horas da Britcar 24, e até estava a correr muito bem. Eles estavam a guiar um Aston Martin V8 Vantage, mas o Scuderia tinha acabado de sair, e a conversa virou-se para o Ferrari. Chegamos à conclusão de que um Scuderia base de estrada poderia dar uma volta ao circuito do Grande Prémio de Silverstone a uma velocidade que o iria colocar num lugar bastante alto na classificação final. Esta era a dimensão da mais recente oferta da Ferrari.

Os dois carros representam experiências muito diferentes. O Ferrari estava-se a tornar nesta altura numa experiência mais digital, fazendo uso do volante equipado com o mannetino enquanto que apenas um simples botão estava disponível no brutal Lamborghini. Esta ronda vai para a Ferrari, mas por muito pouco. Tive alguns bons momentos no Superleggera 2010 e eu não me sentiria desfalcado se alguém me colocasse um nas mãos!

2-0 (mas a diferença está a diminuir)

 

Lamborghini Murciélago LP 670-4 SuperVeloce VS Ferrari 599 GTO

Murcielago LP670-4 SVLamborghini Murcielago LP670-4 SV
2009
396 cu in
670 cv @ 8000 rpm
213 mph
3.20s
vsFerrari 599 GTO
2010
366 cu in
679.31 cv @ 8250 rpm
208 mph
3.35s
599 GTO

Até agora examinei os modelos juniores dos dois grandes fabricantes italianos. Agora acho que devemos passar para uma esfera bem mais rarefeita, por isso, vamos adicionar seis dígitos ao preço de lista e ver qual das marcas vence. A Lamborghini aplicou a agora conhecida fórmula no Murciélago e a Ferrari deu-nos o GTO 599. Ambas as marcas estavam de olho no próximo modelo e neste caso foi a Lamborghini a piscar primeiro.

O Gallardo pode ter significado uma grande reviravolta na Lamborghini mas o Murciélago foi o primeiro modelo a ser lançado na era VW. Chegou com uns "míseros" 579cv através do motor V12, por isso não é nenhuma surpresa que a Lamborghini tenha aumentado a potência primeiro para 640cv no LP640 e para 670cv com o LP670-4 Super Veloce. Claro que, o motor de 670cv não era radicalmente diferente daquele que equipava o LP640. Rumores dizem que os V12 foram amarrados ao dinamómetro e que as unidades mais potentes chegaram ao SVDiablo SVLamborghini Diablo SVItália, 1995 > 19983 fotografias
 e ao ReventonReventonLamborghini ReventonItália, 2007 > presente4 fotografias
1 video
. De qualquer das formas, o SV parecia claramente mais rápido do que a versão normal, apesar de alguma diferença se dever à redução obrigatória de peso de 100 kg. Muito melhor notícia para os entusiastas foi a melhoria no no controlo do carro. O Murciélago nunca foi uma fera demasiado assustadora de conduzir, pelo menos na versão LP640, e o SV foi desenvolvido a partir disso. Como é habitual a Lamborghini tornou o Murciélago mais arrojado, com o equilíbrio a mudar de uma subviragem a uma neutralidade sedutora que muda para uma sobreviragem de potência quando tratados com uma dose certa de acelerador. Para comparar o resultado posso dizer que preferiria ter um desses do que um novo Aventador, que não tem o fator emoção do modelo mais antigo, apesar dos 30cv extra.

Algumas pessoas têm criticado o 599 pela sua esterilidade, mas na realidade ele é um carro muito especial. Portanto, mais uma vez, este é um bom ponto de partida sobre o qual a Ferrari pode trabalhar. O GTO soa ainda melhor do que o carro base e produz mais 50cv. A Ferrari ainda melhorou o comportamento. Infelizmente para nós ingleses só produziu a versão de condução à esquerda. No entanto, este carro é bom o suficiente para justificar as £ 313.000 e, mais importante ainda, o emblema GTO deve dizer-lhe o suficiente. Provavelmente o GTO representa um bom valor pelo dinheiro.

Este é uma decisão complicada. Eu adoro o SV, e tive algumas grandes experiências com ele. No entanto, em todas as áreas chave o Ferrari é melhor. 

3-0 para a Ferrari.

O que é agora e o que vem a seguir?

Agora é que fica complicado. O 458458 ItaliaFerrari 458 ItaliaItália, 2009 > presente676 fotografias
2 vídeos
 é extraordinariamente competente e apaixonante. A minha única preocupação é que tem um "feeling" demasiado digital para mim. A caixa de velocidades de dupla embraiagem e o estupendo chassis lisonjeia tanto a condução de uma pessoa que eu estou quase aterrorizado com as possibilidades, até ao ponto de (quase) remeter com carinho para as idiossincrasias da caixa de velocidades F1 do F430F430 F1Ferrari F430 F1Itália, 2004 > presente4 fotografias
 e para as características desafiadoras da manobragem do F360 Modena360 ModenaFerrari 360 ModenaItália, 1999 > 20055 fotografias
. De qualquer das formas estou ansioso pela versão "leve" do 458.

No entanto, pela primeira vez há um Lamborghini com o qual estou ainda mais animado. A Lamborghini apresentou o Sesto ElementoSesto ElementoLamborghini Sesto ElementoItália, 2010 > 20106 fotografias
 em 2010, no Salão Automóvel de Paris. Pesa menos de uma tonelada, tem uma carroçaria em fibra de carbono e uns quase ingnificantes 578cv. Percebe-se que é com o peso com o que eu fico mais animado.

Estamos em 2012 e eu entreguei a última década à Ferrari (estejam à vontade para discordar), mas a diferença está a diminuir. Gostava era de saber a qual marca irão pertencer os próximos dez anos? Uma coisa é certa, vai ser emocionante! 

 

LamborghiniLamborghiniItália, 1963 > presente32 modelos
1447 fotografias
19 vídeos
FerrariFerrariItália, 1947 > presente233 modelos
5131 fotografias
37 vídeos

3 comentários

irmao_coragem
Muito fixe este artigo!
28.03.2012 @ 09:56
purista
Interessante, mas acho que faltou aqui o Gallardo Valentino Balboni, autoviva.sapo.pt/lamborghini_gallardo_lp_550_2_valentino_balboni_au/versao/19032. Talvez o mais purista e em linha com os se...
mais
28.03.2012 @ 12:39
duda
Discordo completamente. Aos lamborghinis apontam sempre que nao se comportam e sao um bocado "malucos"... Mas isso é a verdadeira essencia dos lamborghinis...
01.12.2012 @ 11:36
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Cultura AutomóvelTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar