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A Autobahn alemã celebrou este ano o 80º aniversário da abertura da primeira seção de 18 quilómetros entre Colónia e Bona, a 6 de agosto de 1932. Antes de começares a ler este artigo, recomendamos que cliques em play no vídeo abaixo e oiças ao mesmo tempo a música "Autobahn" da banda alemã Kraftwerk.
A Autobahn é atualmente vista como um ícone do automobilismo em todo o mundo. É conhecida como um dos poucos lugares no mundo onde os condutores podem conduzir legalmente à velocidade que quiserem. No entanto, cerca de um terço tem um limite de velocidade permanente, um oitavo não tem limite de todo e o resto é variável. A velocidade média na Autobahn sem restrições foi apontada em cerca de 140 km/h e a maior parte dos carros alemães estão restritos a 250 km/h.
A estrada cobre um total de 12,819 km. Ainda hoje, a Autobahn é a terceira maior rede de estradas do mundo atrás da China com 45,400 km e dos EUA com 75,376 km.
Embora esteja, por vezes, ligada a Adolf Hitler e ao regime nazi, as primeiras porções da Autobahn foram planeadas durante a República de Weimar, e Konrad Adenauer inaugurou a primeira parte mais de um ano antes de Hitler subir ao poder. Seria errado dizer que os nazis não tiveram nada a ver com a estrada. Em 1940 havia 3,736 km de Autobahn a ligar a Alemanha. Devido à divisão da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental tinha 2,128 km de Autobahn em 1950 mas em 1990 esta tinha aumentado para 8,822 km. As estradas na Alemanha Oriental não tinham sido tão bem conservadas e necessitaram de uma extensa reparação após a reunificação. A Alemanha também completou partes da Autobahn na Polónia, Áustria e uma pequena porção na atual República Checa.
Nos anos 30 e logo após a guerra, a Autobahn estava muitas vezes praticamente vazia porque a maioria das pessoas não possuiam carros. Muitas vezes, as estradas eram fechadas para a organização de corridas. Os dois exemplos mais famosos são as AVUS perto de Berlim e a via de ligação A5 que liga Frankfurt am Main e Darmstadt. A Avus tinha duas retas com cerca de 8km ligadas por curvas apertadas em cada extremidade. Hoje em dia é a Autobahn A115. A A5 foi utilizada pela Auto Union e pela Mercedes para tentar definir recordes mundiais de velocidade em terra em 1938. Os carros seguiam a cerca de 429 km/h mas um acidente tirou a vida de Bernd Rossmeyer durante o teste.
Ainda decorrem trabalhos para continuar a melhorar a Autobahn. A Alemanha gasta atualmente cerca de 5 bilhões de euros por ano em manutenção e melhorias da estrada.
Fonte: The Local.de