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Cultura Automóvel

autoviva2010-08-20 11:12:33

Carros minúsculos em marcha

Micro carros, citadinos, superminis, compactos... há uma panóplia de palavras para descrever os carros minúsculos. Alguns destes carros são tão pequenos que uma pessoa de tamanho normal mal se consegue encaixar dentro de um deles.

Uma grande maioria dos carros pequenos têm formas bastante estranhas, parecem bolhas ou triângulos e parecem querer oferecer o mínimo de espaço possível ao condutor. Alguns vão mais longe e dispensam a quarta roda, escusado será dizer que ficam mais perto de passar por um carro-bicicleta ou um híbrido. E como se não bastasse, os seus passageiros acabam por parecer desproporcionalmente altos em relação ao veículo. Tal como uma criança que já cresceu demasiado para continuar a andar no seu triciclo.

Isetta

Isetta foi projetado e construído pelo construtor italiano Iso Motors SpA. O primeiro Isetta foi apresentado em Turim em novembro de 1953 e foi um sucesso imediato. Devido à sua forma semelhante a um ovo e janelas como bolhas, o Isetta tornou-se conhecido como o carro-bolha. O Isetta foi produzido sob licença em países como o Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Brasil.

Bond Bug

O Bond Bug é um pequenito carro de dois lugares e três rodas. Foi produzido durante os anos 70. O design em forma de cunha com telas elevatórias em vez de portas convencionais esteve a cargo de Tom Karen. O Bug era vivaz na estrada com 126 km/h de velocidade máxima, mas também não era particularmente barato ao custar 629 libras, em comparação com as 620 libras de um Mini base.

Smiles CityEL

O CityEl é uma interpretação mais moderna do micro carro, mas parece beber alguma da sua inspiração no Bond Bug. O veículo elétrico de 3 rodas abre a totalidade do teto para cima, a fim de permitir a entrada do único passageiro.

Corbin Sparrow/Myers Motors NMG

Outra recente abordagem ao micro carro foi desenvolvida pela Corbin Motors e posteriormente pela Myers Motors. O Sparrow é um monolugar de três rodas elétrico, cuja bateria tem uma autonomia de 32 a 64 km e uma velocidade máxima de 112 km/h. O Sparrow foi desenvolvido a pensar na mobilidade individual no espaço urbano.

Fiat 600 Multipla

Um exemplo mais clássico do micro carro é o Fiat Multipla, que era na época a carrinha familiar baseada no modelo Fiat 600. A marca italiana comemorou grandes sucessos com os seus económicos carros anões, o mais famoso deles é o 500.

Global Electric Motorcars

Os carros produzidos pela Global Eletric Motorcars definiram toda uma nova classe de veículos nos EUA, conhecida como Neighborhood Electric Vehicle (NEV). Com o seu motor elétrico atinge velocidades de até 40 km/h e oferece uma autonomia de cerca de 50 km e são, como o nome sugere, concebidos para deslocações locais, em vez de fazer grandes viagens por todo o país.

Messerschmitt Kabinenroller

Os Messerschmitts eram micro carros de três rodas produzidos por uma subsidiária da famosa produtora de aviões, Messerschmitt AG. O primeiro modelo foi o KR175, produzido entre 1953 e 1955, que foi substituído pelo KR200 em 1956. A produção do KR200 foi descontinuada em 1964. Os Messerschmitts tornaram-se muito populares a seu tempo devido ao baixo custo e consumo de combustível.

Renault Twizy

Um dos mais recentes mini carros, um híbrido entre carro e scooter, é o Twizy que se destaca graças à sua aparência invulgar. Como veículo totalmente elétrico, o Twizy não produz quaisquer emissões durante a condução, o motor gera uma potência de 15kW (20cv) e, de acordo com a Renault, tem uma autonomia de 100 km. Com este conceito, a marca francesa tenta chegar a público urbano e moderno.

Goggomobil

O mini Goggomobil foi produzido entre 1955 e 1965 em Dingolfing, na Alemanha. Os veículos foram produzidos pela construtora Hans Glas. Quase 300 mil unidades do Goggomobil saíram das linhas de montagem, na forma de sedans, coupes e carrinhas. Os carros foram exportados para 68 países.

Mazda R360

A Mazda lançou o seu primeiro automóvel de passageiros, o R360, no Japão a 28 de maio de 1960. Foi um período de aumentos de salários e mudanças no estilo de vida no país, com uma crescente procura de carros. O R360 beneficiou de um aumento da eficiência de produção que permitiu à Mazda lançar modelos com preços muito competitivos. Em agosto de 1960 a Mazda já vendia mais de 2.000 unidades por mês.

Peel P50

O Peel P50 é um micro carro de três rodas produzido de 1962 a 1965. O P50 é reconhecido pelo Guinness Book of World Records como o mais pequeno carro de produção e de estrada a ser fabricado. O mini-carro foi equipado com um motor de um cilindro e 49cc com 4cv e uma velocidade máxima de 61 km/h. O motor a gasolina permitiu, alegadamente, alcançar um consumo de combustível combinado de 2.8l/100km.

Tata Nano

O Tata Nano tornou-se famoso como o carro mais barato do mundo, ou o "carro de um lakh", produzido para o mercado indiano e dirigido à emergente classe média da nação em desenvolvimento. O carro simboliza as ambições da sociedade indiana e o potencial da indústria do país. A fim de atingir o mais baixo custo possível, a Tata reduziu o equipamento do veículo às necessidades essenciais.

  • Isetta
  • Bond Bug
  • Smiles CityEL
  • Corbin Sparrow/Myers Motors NmG
  • Fiat 600 Multipla
  • Global Electric Motorcars
  • Messerschmitt Kabinenroller
  • Renault Twizy
  • Goggomobil
  • Mazda R360
  • Peel P50
  • Tata Nano


Enquanto que os carros vulgares são por vezes encarados como um símbolo de status, estes pequenos carros diminutos no seu âmago não servem exatamente da mesma forma esse propósito. Então como se explica a sua existência no mercado? O que os torna desejáveis? O que justifica a conotação de carro de culto a que alguns deles foram associados ao longo do tempo?

Conseguimos pensar em duas razões principais que justificam o seu sucesso:

Em primeiro lugar, são acessíveis às pessoas com rendimentos mais reduzidos. Assim, muitos deles são símbolos de desenvolvimento económico. O IsettaBMW-IsettaBMW-IsettaAlemanha, 1955 > 19626 modelos
120 fotografias
2 vídeos
está para o boom económico do pós-guerra na Europa como o Tata NanoNanoTata NanoÍndia, 2007 > 20073 versões
6 fotografias
1 video
está para a Índia de hoje. Estes carros são simplesmente funcionais para o homem emergente. E na memória cultural coletiva tornam-se verdadeiros símbolos desses dias de boom económico.

Recentemente, estes micro carros renasceram também no mundo desenvolvido. Em tempos de congestionamentos urbanos e preocupações ambientais, carros compactos de baixo consumo e pouco espaçosos são elementos-chave nos esforços da indústria em responder à procura do consumidor. Modelos como o smartsmartsmartAlemanha, 1994 > presente13 modelos
897 fotografias
4 vídeos
ou o Renault TwizyTwizyRenault TwizyFrança, 2010 > presente24 versões
52 fotografias
são personificações de um zeitgeist que exige formas mais sustentáveis ​​de condução.

E de vez em quando um carro pequenito ainda vem desafiar as noções convencionais do que é entretenimento nas pistas de corridaCooper SMini Cooper SReino Unido, 1965 > presente2 fotografias
.

 

3 comentários

vpafap
O Isetta é sem dúvida o mais interessante! A disposição da porta é muito peculiar. Suponho que não seja nada fácil entrar neste pequeno habitáculo.
25.07.2012 @ 00:07
Pneu_Queimado
Estes carros fazem-me rir, principalmente quando se vê alguém dentro de um deles... são tudo menos confortáveis :P
30.10.2012 @ 16:28
mantaray
Nunca achei piada a este tipo de veículo... os Smarts são carrinhos de "macacos" sem graça nenhuma!
11.02.2013 @ 11:13
Anonymous

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