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O circuito de Monza é a derradeira meca da velocidade em Itália e é o local onde os Tifosi se reúnem para ver os famosos carros vermelhos a lutar pela vitória. Mesmo com o acrescento de chicanes é extremamente rápido. Será que existe circuito no calendário da Fórmula 1 com mais paixão do que este?
Tal como acontece com todos os circuitos, Monza foi desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos anos. Foi concluído em 1922 e passou por nove modificações nos anos seguintes, deixando-nos com um circuito que se assemelha à sua forma original, mas que tem sido ligeiramente modificado para reduzir a velocidade. Ainda assim continua a ser um espetáculo, apesar das mudanças introduzidas.
Quando pensamos na Fórmula 1 uma das imagens que nos vem à mente é os Tifosi a correrempela reta principal e em direção ao pódio para cantar o hino nacional e aplaudir os seus heróis. Só em Itália é que existe este nível de euforia e anarquia controlada.
O circuito de Monza que ao longo da sua história chegou a ter um circuito oval inclinado, tem uma configuração normal de "estrada" e uma combinação de ambos. Hoje é óbvio que a pista inclinada não pode receber os carros de corrida mais modernos e é uma parte abandonada. Ainda existe e contribui para dar um certo encanto ao lugar - muito diferente da natureza estéril dos circuitos projetados por Tilke Hermann que proliferam hoje em dia no calendário da Fórmula 1.
A pista foi construída por 3.500 trabalhadores e composta por uma 'loop track' de 4.5km e uma pista de estrada com 5.5km. No entanto, a natureza de alta velocidade da pista e os perigos que nela existiam não demoraram muito a aparecer e, em 1928, o traçado da pista foi revisto.
A morte do piloto italiano Emilio Materassi e de 27 espectadores depois de um acidente a alta velocidade em 1927, bem como a morte de mais três pilotos em 1933 levou à redução das longas retas principais e da introdução de algumas chicanes, uma solução comum quando o objetivo é reduzir a velocidade.
O circuito foi alterado uma série de vezes, com grandes obras de construção a terem lugar pouco antes da Segunda Guerra Mundial com o projeto a ser concluído em 1939.
Os carros da Fórmula 1 atingem mais de 321km/h em Monza e, antes das grandes quantidades de apoio aerodinâmico e da redução da potência e do tamanho ter baixado as velocidades conseguiam ultrapassar os 370km/h. No entanto curvas como a Grande Curva ou a Lesmos separam os "meninos" dos homens de H maiúsculo, e com velocidades médias de mais de 257 km/h num carro moderno de F1 a coragem é um requisito obrigatório. Os fãs italianos não o aceitariam de outra forma.
Dos atuais circuitos de Fórmula 1 Monza foi o que recebeu o maior número de Grandes Prémios, com um total de 61 a serem organizados no famoso circuito até agora. Mas isso é mais uma prova dos fãs italianos e da paixão que envolve o circuito e o Grande Prémio de Itália.
É claro que existem outras corridas que acontecem em Monza, por exemplo, os 1.000 km de Monza, mas são os carros vermelhos da Ferrari rasgando a pista por entre as árvores que trazem os Tifosi de volta ao circuito. Há poucos como este no mundo do automobilismo. Numa palavra: paixão.
Em Itália tudo anda à volta dos supercarros e da velocidade e Nardo é o lugar onde esta necessidade de velocidade é exemplificada da melhor forma, com recordes a serem quebrados e proezas de velocidade e ousadia a ocorrem quase todos os dias. Por isso deixo-vos com um vídeo da pista de testes (recém comprada pela Porsche) de Nardo ...
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