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A Opel está a relembrar os 40 anos desde a introdução da sétima geração do Opel Rekord, mais conhecido como o Rekord D. O modelo foi apresentado pela primeira vez à imprensa em janeiro de 1972. O seu companheiro de plataforma, a segunda geração do Commodore, o Commodore B, chegou mais tarde na primavera e entre os dois foram vendidos 1,2 milhões de carros nos cinco anos que eles se mantiveram em produção.
A Opel desenvolveu o Rekord D e o Commodore B para terem uma maior inspiração europeia do que os modelos anteriores. Enquanto as gerações anteriores tinham sido inspirados no design dos EUA, estes carros queriam ser mais europeus, e isso significava linhas mais simples, janelas grandes e um estilo mais funcional em todos os sentidos.
O Rekord D foi oferecido com motores 1,7l e 1.9l a gasolina com 66cv, 83cv ou 97cv dependendo da versão. Foi também o primeiro modelo da Opel a ser oferecido com um motor diesel. Neste caso, uma unidade de 2,1l que produzia 60cv. O motor diesel gastava 8.7l/100km de combustível com uma velocidade máxima de 135 kmh. O Rekord D vinha de série com uma transmissão manual de quatro velocidades, mas havia uma transmissão automática opcional para o motor 1.9l.
Em 1976, a Opel introduziu a versão Millionär para comemorar as vendas do modelo e vinha equipado com um motor de 4 cilindros 2.0l com 100cv.
O mais luxuoso Commodore recebeu motores de seis cilindros em linha de 2.5l ou 2.8l com potência entre os 113hp e os 158hp dependendo da versão.
O Rekord D esteve disponível em três estilos de carroçaria: coupé, notchback, ou carrinha, e havia ainda uma versão carrinha utilitária de três portas, sem janelas laterais traseiras. O Rekord D foi o primeiro Opel a ser desenvolvido com zonas de deformação com o objetivo de proteger os passageiros.
O Commodore estava disponível como coupé ou sedan e foi concebido como um modelo intermédio entre o Rekord e o Diplomar. Com uma velocidade máxima de 200 km/h na versão coupé 195 kmh no sedan, o topo de gama Commodore GS/E com um motor de 160cv, de 2.8l de seis cilindros em linha com injeção de combustível foi considerado um sedan bastante desportivo na sua época .
O Commodore até participou em corridas. Walter Roehrl teve a sua estreia profissional no automobilismo ao volante de um GS/E modificado pela no Rali de Monte Carlo em 1973. Alcançou o 45º lugar na geral, depois dele e outros 6 carros terem de abandonar a prova na última etapa do rali devido ao mau tempo.
A Opel vendeu mais de 1,1 milhões de Rekord Ds e mais de 140.000 Commodores ao longo de sua produção.
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