Envie esta página a um amigo!
Preencha o formulário abaixo

o teu nome:
o teu e-mail:
nome do seu amigo:
e-mail do seu amigo:
os teus comentários:
close

Cultura Automóvel

Sete Pecados Mortais do mundo automóvel

Raiva: Toyota Tacoma Pikes Peak

O Toyota TacomaTacoma 'Pikes Peak' SpecialToyota Tacoma 'Pikes Peak...Japão, 1998 > presente4 fotografias
1 video
não é apenas o mais enraivecido Toyota de sempre, mas provavelmente o carro mais enraivecido do planeta. Desde as suas vitórias em 1998 e 1999 na prova de Pikes Peak nos Estados Unidos, o Tacoma tornou-se num ícone desta competição.

Conduzido pelo neozelandês Millen, o carro conquistou mais uma vez o público, desta feita no Festival de Goodwood of Speed em 2007 onde parece querer matar o piloto a cada metro que percorre e quase devora um Range Rover no final...

O Toyota Tacoma Pikes Peak é ainda hoje um ícone da prova de hillclimb americana

O Toyota Tacoma Pikes Peak é ainda hoje um ícone da prova de hillclimb americana

© imagem cedida por: Goodwood

 

Gula: Lamborghini LM002

Apenas uma marca como a Lamborghini seria capaz de desvendar um carro como o LM002LM002Lamborghini LM002Itália, 1986 > 19935 fotografias
2 vídeos
(é importante ressaltar que o Humvee foi produzido pela primeira vez em 1984). Lançado em meados da década de 80 (1986 para ser mais exato), estava equipado com um motor V12 a gasolina de 7,2 litros utilizado nas lanchas Classe 1 de alto mar ou com um relativamente modesto motor a gasolina 5,2 litros V12 do Countach e pesava 2,7 toneladas sem carga. Felizmente tinha um depósito de combustível com 290 litros.

Podem ser estabelecidas ligações com os dias de hoje, com a BentleyBentleyBentleyReino Unido, 1919 > presente37 modelos
1460 fotografias
5 vídeos
e a Lamborghini a apresentarem os seus novos SUV, com o mercado-alvo a não incidir sobre os tradicionais enclaves europeus, mas as paisagens arenosas do Médio Oriente.

O LM002 simboliza uma era de excesso e de gula um pouco antes da crise de 1987 quando os mercados de ações em todo o mundo quebraram. O LM002 acabou por tornar-se obsoleto, mas estava criado um mito.

aqui o que pensava o britânico Jeremy Clarkson do programa Top Gear sobre o LM002

O LM002 era exagerado em todos os sentidos e incorporava a capacidade de arriscar da Lamborghini

O LM002 era exagerado em todos os sentidos e incorporava a capacidade de arriscar da Lamborghini

© imagem cedida por: Lamborghini


Preguiça: O carro alugado de 1,0 litros!

Já todos estivemos nesta posição, aterrarmos num destino idílico que tínhamos reservado para a nossa semana de merecido descanso e seguimos até ao balcão de aluguer de automóveis com trepidação.

Que carro nos vai calhar? Espera-se que tenhamos direito a algo melhor, mas é improvável porque reservamos a opção mais barata possível e, em seguida, apostamos que a opção hatchback económico teria espaço para a nossa bagagem, barbatanas, prancha de windsurf e os nossos corpos cansados. Eis que recebemos as chaves do supermini de 1.0 litros que reservamos e com o ar condicionado a tossir um ar levemente fresco para os nossos rostos preparamo-nos para uma batalha por estradas desconhecidas.

O que acabamos por perceber quando puxamos por ele na autoestrada, provavelmente com uma ligeira inclinação, é que o nosso carro novo, repleto com jantes de 13 polegadas, é pateticamente lento e precisa de 6000 agoniantes rotações para chegar ao hotel sem atrasar o agricultor local em cima do seu trator.

Cruza os dedos para teres sorte com o hotel.

Nem sempre optar pelo mais barato compensa

Nem sempre optar pelo mais barato compensa

© imagem cedida por: Opel

 

Ganância: Mercedes Pullman/Zil

Quando falamos sobre as ditaduras da guerra fria associamos imediatamente a limusinas negras que transportavam a elite pelas estradas da África Central e Europa de Leste.

O Mercedes Pullman600 Pullman LandauletMercedes-Benz 600 Pullman...Alemanha, 1965 > 19811 photo
1 video
já transportou Idi Amin, o presidente Ferdinand Marcos, das Filipinas, Saddam Hussein e até o Papa. O carro está equipado com um potente, para a época, motor de 6.3 litros e circulava sobre uma complexa suspensão de ar.

A versão Laundaulet é a mais emblemática e a sua produção terminou em 1980, embora tenha havido uma desaceleração na produção após a crise do petróleo de 1972. Conhece aqui um pouco mais deste luxuoso automóvel

Os grandes ditadores sempre souberam escolher os seus carros

Os grandes ditadores sempre souberam escolher os seus carros

© imagem cedida por: Mercedes-Benz

A Zil produz camiões tão bem como carros, mas é pela divisão de limusinas que é mais famosa, apesar do seu baixo rendimento. Têm preços semelhantes aos carros da Rolls-RoyceRolls-RoyceRolls-RoyceReino Unido, 1904 > presente31 modelos
1281 fotografias
1 video
e da MaybachMaybachMaybachAlemanha, 1909 > presente15 modelos
48 fotografias
2 vídeos
e tendem a transportar ministros de governos.

Este anúncio transmite realmente o que era a URSS!

 

Orgulho: BMW Série 3

Acima de tudo o Série 3BMW 3 Series Gen.6 [F30/F31]BMW BMW 3 Series Gen.6 [F30/F31]Alemanha, 2012 > presente115 versões
355 fotografias
1 video
tornou-se num símbolo de status para os gestores de nível médio. Claro que é um carro muito bom, possivelmente o melhor carro à venda hoje em dia, mas é também um símbolo para muitas pessoas que o compraram e que querem que toda a gente saiba disso.

O Série 3 moveu-se com os tempos na Europa Ocidental. Antes o homem comum conduzia um MondeoMondeo Gen.4Ford Mondeo Gen.4Reino Unido, 2007 > 2013244 versões
344 fotografias
1 video
e era chamado o "Mondeo man", mas hoje o Série 3 vende mais que o Ford. Ficamos mais ricos e o crédito foi durante muito tempo mais acessível. O Série 3 simboliza estas mudanças como nenhum outro carro. E nós estamos orgulhosos disso.

O Série 3 continua a ser um dos modelos mais populares da BMW

O Série 3 continua a ser um dos modelos mais populares da BMW

© imagem cedida por: BMW

 

Luxúria: Mercedes 300SLR (carro número 722)

O carro mais valioso do mundo? É largamente reconhecido que se alguma vez chegasse ao mercado o carro número 722300 SLR RoadsterMercedes-Benz 300 SLR Roa...Alemanha, 1955 > presente6 fotografias
1 video
conduzido por Stirling Moss e co-pilotado por Dennis Jenkinson seria exatamente isso.

O carro número 722 venceu a Mille Miglia em 1955 em 1955, com um tempo de 10h7m48s e uma velocidade média de 157,5 km/h. Moss e Jenkinson fizeram-no sem descansar e com o uso pioneiro de notas de traçado. O carro pesava apenas 810 kg, mas era alimentado por um motor de oito cilindros em linha de 310cv que estava equipado com válvulas desmodrómicas. No entanto, o carro número 722 deveria pesar bem mais com o depósito de 260 litros a transbordar.

Imagina-te a voar pelas estradas do interior de Itália a 290km/h, apenas com travões de tambor ou paredes de pedra para te fazerem parar e o facto de teres estado ao volante durante 10 horas seguidas e vais entender o porquê deste carro ser tão incrível.

É o carro que qualquer colecionador bilionário gostaria de ter no seu museu, mas ninguém vai ter essa sorte porque a Mercedes BenzMercedes-BenzMercedes-BenzAlemanha, 1924 > presente197 modelos
9852 fotografias
33 vídeos
nunca o vai vender. O carro número 722 faz parte da história da marca.

O 300SLR nº 722 faz parte da coleção privada da Mercedes-Benz e é um dos grandes ícones do mundo automóvel

O 300SLR nº 722 faz parte da coleção privada da Mercedes-Benz e é um dos grandes ícones do mundo automóvel

© imagem cedida por: Mercedes-Benz

 

Inveja: Porsche 911 Turbo

Os que têm e os que não têm. Existem em todo o mundo, mas mais ainda no mercado financeiro. Mas afinal o que é que estes especuladores citadinos conduzem? O melhor de Stuttgart com certeza.

Escolhi o Turbo911 TurboPorsche 911 TurboAlemanha, 2009 > presente3 fotografias
porque é o que eu associo mais aos corretores de bolsa de fatos às riscas. Tem um kit de carroçaria e a palavra Turbo no nome. O que mais poderiam eles querer?

Incluí este vídeo de um RUF YellowbirdCTRRuf CTRAlemanha, 1987 > presente3 gerações
3 versões
6 fotografias
1 video
simplesmente porque este artigo é gratuito por natureza, e vou utilizar alegremente qualquer desculpa para ver este vídeo!

O Porsche 911 Turbo é um carro que acenta que nem uma luva ao especuladores bolsistas

O Porsche 911 Turbo é um carro que acenta que nem uma luva ao especuladores bolsistas

© imagem cedida por: Porsche

 

3 comentários

leunam
Comparação original, a associação do mercedes à ganância está mesmo no ponto
13.07.2012 @ 15:52
vpafap
Gostei da preguiça! especialmente da foto...
13.07.2012 @ 22:50
guru
Por mim ficava com a ganância e com a inveja
12.09.2012 @ 11:54
Anonymous

Contribuir

publica as tuas notícias e novidades
Contribuir
Cultura AutomóvelTop 10 Destaques do anoTop 10ReviewsSalão Automóvel de GenebraCarros ElétricosCarros HíbridosIndústria
fechar