Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Quando atrasamos os nossos relógios uma hora é sinal que o inverno está aí mesmo à porta e juntamente com ele os dias curtos e as longas noites escuras. Quando a luz do sol se torna escassa, os condutores têm que ligar os faróis. Com o crepúsculo e a escuridão novos perigos percorrem as ruas e temos que estar alerta atrás do volante.
Para relembrar os riscos mais significativos de conduzir à noite, o Autoviva compilou uma lista de conselhos que vão ajudar-te a conduzir em segurança durante o inverno.
A escuridão irá comprometer a tua visibilidade nos próximos meses por isso deves certificar-te que os teus faróis e o pára-brisas estão sempre limpos e não pioram ainda mais as coisas
Se a estrada à tua frente estiver vazia, liga os máximos para aumentar a visibilidade. Mas muda para os médios assim que outro carro se aproxime. Caso contrário podes encandear o trânsito que se aproxima.
Ajusta a tua velocidade de acordo com o teu campo de visão. Deves ser capaz de travar o carro ao longo da distância que consegues ver.
Conduzir no escuro é cansativo. Por isso, se te sentires sonolento, encosta e faz uma pausa. Aproveita para dormir uns 20 minutos porque um café não será suficiente.
Se um carro que se aproxima se esquecer de tirar os máximos, não olhes diretamente para os faróis, mas para a esquerda para evitar ser tão ofuscado.
Analisa com cuidado o que está à acontecer no trânsito à tua frente e ajusta a tua velocidade consoante as situações. Podem surgir problemas inesperados que ainda não consegues ver.
Não é só à noite, o sol também vai demorar um pouco a iluminar o teu trajeto na parte da manhã. Portanto não te esqueças de ligar os faróis quando saíres da garagem para ires para o trabalho!
Outros artigos desta série: