Envie esta página a um amigo! Preencha o formulário abaixo | ||
Com os preços dos combustíveis a flutuarem constantemente e com tendência a aumentar, os condutores sentem a necessidade de reduzir o consumo total de combustível para manter os custos sob controlo.
Claro que isso começa logo no carro que escolhes comprar, uma vez que os fabricantes tentam superar-se uns aos outros com anúncios das tecnologias mais recentes e inovadoras de economia de combustível. No entanto, o consumo pode ser fortemente influenciado pelo comportamento de condução individual e pela manutenção geral do carro. E isso pode, por vezes, refletir-se numa diferença de 50% na fatura.
Na nossa galeria terás acesso a algumas dicas que podes aplicar no teu dia a dia para controlar a sede do teu companheiro de quatro rodas:
Tenta cumprir o plano de manutenção do carro para evitar problemas de motor que podem significar um consumo de combustível até 50% superior do que um carro bem cuidado.
Verifica mensalmente se a pressão de ar dos pneus está de acordo com as recomendações. Se não estiver, mesmo com o pneu esvaziado em 20%, o consumo de combustível pode aumentar em 5%.
Por cada 1% de peso que adicionas ao carro, o consumo de combustível pode aumentar 1%, por isso retira do carro tudo o que não precisares para o teu dia a dia.
Motores frios são motores com sede, por isso as viagens realmente curtas ficarão relativamente caras. Se tiveres uma pequena distância para percorrer, aproveita e faz algum exercício físico ao ir a pé ou mesmo de bicicleta - não só te fica mais barato, como é também a opção mais saudável!
Planeia a tua viagem para evitar vias em obras ou perderes-te, o que provoca um número estimado de 350 mil toneladas de combustível desperdiçado todos os anos. Para além disso, tenta ajustar o teu comportamento de condução ao que está a acontecer à tua frente na estrada para evitar travagens ou acelerações súbitas.
A maior parte dos carros é mais eficiente quando se desloca a uma velocidade média de 100km/h. Cada vez que acelerares 8km/h acima disso vais perder cerca de 6% na tua economia de combustível. Por isso é simples, reduz a velocidade para poupares alguns euros.
Se não for mesmo necessário, desliga o ar condicionado no carro para reduzir o esforço do motor. No entanto, tenta ligá-lo durante alguns minutos a cada duas semanas para evitar uma acumulação de bactérias nocivas no sistema.
Não faças uma viagem só para abastecer o depósito e poupar. Tenta abastecer nas tuas viagens diárias em vez de fazer uma viagem separada. Se tiveres um smartphone, também pode usar apps úteis como a vivagas para encontrar os melhores preços praticados pelas bombas de gasolina mais perto da tua localização.